GREVE DE 24H

Alto do Rodrigues paralisa atividades e reafirma disposição de luta

Unidade de ação do movimento é destacada como requisito para a obtenção de vitórias

28 de setembro de 2012 às 17:11

Foto: Graziella Sousa

A Base de Alto do Rodrigues seguiu a tendência de todo o RN, aderindo em massa à paralisação de advertência de 24h, conforme indicativo da FUP. Realizado nesta quinta-feira, dia 28 de setembro, o movimento no Alto aconteceu um dia depois das demais bases, diante do grande número de bases existentes no Estado. A greve reuniu centenas de trabalhadores dos setores público e privado e refletiu o grau de mobilização em que se encontra a categoria. Mais que melhores salários, exige-se, na primeira campanha salarial da gestão de Graça Foster, a reparação da queda drástica da ambiência e o fim da manipulação da distribuição de níveis.

Para o diretor de base do Alto do Rodrigues, Marcielli de Souza, a grande participação da categoria se deve ao seu despertar para as perdas históricas sofridas ao longo dos anos, e ao fato de a Petrobrás se mostrar alheia a tudo isso. “Para resgatarmos os nossos direitos, o único caminho é a unidade. Não só dos trabalhadores, mas das entidades que os representam”, destacou. Já, Diego Holanda, vice-diretor de coordenação geral do SINDIPETRO-RN, frisou que é preciso combater essa tendência de atitudes autoritárias, que vem se instalando na Companhia.

Nas falas dos novos diretores, o sentimento predominante, e igualmente compartilhado pelos presentes, foi a disposição de luta por mudanças nas atitudes intransigentes da atual gestão da Empresa. Esta tem recorrido à crise econômica mundial como justificativa para negar o merecido aumento aos trabalhadores, mas não aplica a mesma lógica para os acionistas.

Os trabalhadores demonstram que não irão tolerar mais descaso com seus direitos e irão até às últimas consequências por uma proposta decente para as cláusulas econômicas do Acordo Coletivo. Caso contrário, a categoria está unida, mobilizada e preparada para o embate.