Cabral vai se reunir com governadores em Brasília para debater royalties do petróleo

30 de junho de 2011 às 12:21

O governador do Rio, Sérgio Cabral, se encontrará amanhã em Brasília com outros quatro governadores para debater a distribuição dos recursos dos royalties do petróleo. Participam da reunião Marcelo Déda (SE) e Eduardo Campos (PE) representando os estados que demandam maior participação no Fundo de Participação dos Estados (FPE), além de Geraldo Alckmin (SP), Renato Casagrande (ES), e o próprio Cabral. A orientação para reunir o grupo partiu da presidente Dilma Rousseff, que pediu tranquilidade na discussão do assunto:

- Queremos fazer investimento no país e ao mesmo tempo não deixar de atender aos estados e municípios produtores. Dá para o Brasil inteiro ganhar - afirmou Cabral, em entrevista à rádio CBN. O governador do Rio chamou a atenção para a determinação do STF, de que se altere até 2012 os critérios de distribuição do fundo:

- A Bahia recebe por ano quase o mesmo valor absoluto que nós do estado do Rio ganhamos por Participação Especial, mas a Bahia não produz essa riqueza para receber esse dinheiro. O Rio de Janeiro é o segundo maior contribuinte dessa salada de recursos do FPE, e é o segundo menor beneficiário dos recursos - lembra Cabral. - Como o STF determinou que o Congresso Nacional crie um novo critério, temos que colocar na mesa a discussão do STF junto com os royalties.

Fonte: O Globo Online