Apesar de rejeitar, enfaticamente, a contraproposta apresentada pela Petrobrás, a categoria petroleira norte-rio-grandense autorizou a diretoria do SINDIPETRO/RN a assinar o Termo Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho negociado com a Empresa. A análise do quadro nacional, apresentada durante reunião do Conselho Deliberativo da FUP, foi decisiva para a tomada de posição. Naquela instância, que reúne representantes de dez sindicatos, além dos membros da Federação, apenas o SINDIPETRO/RN manifestou-se contra a aceitação da proposta. Os representantes das demais entidades (oito) foram favoráveis e a Bahia se absteve.

Decididos a avançar, mas sem força suficiente para, isoladamente, dobrar a Empresa, os trabalhadores norte-rio-grandenses autorizaram a assinatura do Termo Aditivo, mesmo rejeitando o conteúdo da contraproposta. A expectativa da categoria era a de que a campanha reivindicatória deste ano pudesse ter avançado na obtenção de índices mais elevados de ganho real, até porque as conjunturas política e econômica nos eram favoráveis.

Pouco antes da reunião do Conselho Deliberativo da FUP, os trabalhadores metalúrgicos do ABC paulista haviam conquistado o maior aumento salarial real da história da categoria: 6,26% mais reposição da inflação de 4,29%, num total de 10,81%, o que representou reposição de perdas históricas de até 4,65%. No ano, segundo o Dieese, 5,7% das 299 negociações salariais analisadas pela instituição conquistaram ganhos reais acima de 5%.

Pagamento – O reajuste de 9,36% sobre a RMNR, segundo a FUP, representa um ganho real entre 3,6% e 4,7%. O acordo também garantiu uma gratificação de 100% de uma remuneração ou um piso de R$ 6 mil, que beneficiará diretamente 15 mil trabalhadores, principalmente do administrativo. O Aditivo também garantiu que a Petrobrás estenda a gratificação a todos os admitidos até 30 de setembro. Para os trabalhadores norte-rio-grandenses, o pagamento deverá ser realizado no dia 7 de outubro.

Veja, a seguir, o resultado final das assembléias realizadas no RN:

A favor 347 (71%)
Contra 120 (24%)