Centrais organizam seminários sobre saúde e segurança para os trabalhadores

18 de maio de 2011 às 17:01

Neste mês, o Fórum Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador, organizado pelas centrais sindicais, CTB, CGTB, CUT, Força Sindical, NCST e UGT, promove seminários regionais para a região sul, em Porto Alegre, nos dias 17 e 18 de maio, e no nordeste, em Recife, dias 30 e 31.

Idealizados pela Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos e pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, esses eventos visam colocar em discussão o fortalecimento da participação dos trabalhadores na regulação sanitária no Brasil.

Os dois eixos principais dos seminários situam-se na proposta do Dieese em estabelecer a necessidade da atuação qualificada em pesquisa, assessoria e educação na área da saúde, reconhecida como componente essencial das condições dos trabalhadores e espaço de grande relevância para a ação sindical.

Pelo projeto da ANVISA destaca-se a necessidade da participação social na vigilância sanitária, como papel fundamental para que se cumpra a promoção e prevenção da saúde da população, garantindo a cidadania e o fortalecimento da democracia no país.

O projeto tem o alvo estratégico de incorporar os trabalhadores organizados à dinâmica da Vigilância Sanitária, por meio de suas instituições sindicais e técnicas.

Fonte: Dieese