Diversas categorias de trabalhadores do Rio Grande do Norte se uniram no Calçadão da Rua João Pessoa, Centro de Natal, no ato nacional em defesa do emprego e dos direitos trabalhistas. Reunindo CTB, CUT, CGT e Força Sindical, a atividade aconteceu na tarde da última quarta-feira, 29, e tem por finalidade pressionar o governo a revogar as Medidas Provisórias 664 e 665.

Sancionadas no dia 29 de dezembro, as medidas prejudicam os trabalhadores e alteram as regras para pensões, concessão de seguro-desemprego, abono salarial (PIS-Pasep), seguro-defeso, auxílio-reclusão e auxílio doenças. As MPs prevêem, ainda, a terceirização da perícia médica para as empresas privadas.

Durante a realização do ato, o presidente estadual da CTB, Moacyr Soares, destacou a importância da união da classe trabalhadora pela causa para impedir a redução de direitos. “Quero chamar atenção para a presença de diversas entidades, com as mais diversas ideologias e concepções políticas. Só assim conseguiremos pressionar o Governo para que ele revogue as MP’s 664 e 665 e garanta desenvolvimento com valorização do trabalho, que é a nossa grande meta”.

Nos próximos dias, estão previstos debates e atividades de mobilização. Discussões devem ser aprofundadas como preparação para o dia 26 de fevereiro, quando as Centrais realizarão uma marcha em defesa do emprego e dos direitos trabalhistas. A ideia do evento é convocar o Executivo ao diálogo para que ele revogue as MPs 664 e 665, mantendo permanente negociação com as Centrais a fim de que a Gestão possa seguir um rumo do desenvolvimento com valorização do trabalho.

Além das Centrais, marcaram presença na mobilização o SINDIPETRO-RN; Sindicato dos Trabalhadores das Industrias de Artefatos de Borracha – SINDBOR-RN; Sindicato dos Trabalhadores em Condomínios – SINDRATEC-RN; Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do RN – SINTRO- RN; Sindicatos dos Jornalistas do RN – SINDJORN; Oposição Bancária; Sindicato dos Servidores da Administração Indireta – SINAI, Sindicatos dos Trabalhadores em Indústrias Têxteis – SINDITÊXTIL; Intersindical, SINTDARN, Sindicato dos Trabalhadores em Bares – SINTBARN; Sindicato dos Músicos Profissionais do RN – SINDIMUSIC; Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do RN; entre outras entidades.