Participação nos lucros

Conselho da FUP orienta aceitação da proposta da Petrobrás

Estado de greve deve ser mantido para acompanhar evolução das negociações sobre regramento

06 de março de 2013 às 12:52

Foto: Arquivo

Indicar a aceitação da proposta de PLR 2012 apresentada pela Petrobrás no dia 4/03 e manter o Estado de Greve para acompanhar e pressionar as negociações que envolvem o regramento do pagamento das PLRs futuras. Estas foram as principais decisões tomadas pelo Conselho Deliberativo da FUP, em reunião realizada nesta terça-feira, 5/03, no Rio de Janeiro. O Conselho é formado por membros da Federação e por representantes dos sindicatos filiados, e o entendimento do colegiado não foi unânime. O SINDIPETRO-RN votou pela rejeição da proposta da Companhia, posição que foi acompanhada pelos Sindicatos da Bahia e do Espírito Santo.

Em relação ao lucro líquido da Petrobrás, a última proposta de PLR 2012 apresentada pela Companhia – e agora acatada pelo CD, eleva o percentual destinado à PLR de 4,49% para 5,20%.  Já, considerando o montante provisionado inicialmente pela Empresa, no valor de R$ 1,005 bilhão, a oferta mais recente, de R$ 1,154 bilhão, representa um incremento de 14,8% na soma a ser distribuída com os trabalhadores. Segundo a FUP, com esta última proposta, a diferença em relação aos valores da PLR 2011 foi reduzida de 36% para 26%, igualando o fator incidente sobre os dividendos dos detentores de ações ordinárias.

Estado de Greve – Além de indicar a aceitação da proposta de PLR 2012 apresentada no último dia 4, o Conselho Deliberativo da FUP orienta a categoria petroleira para que se mantenha em Estado de Greve, pressionando a Petrobrás para que cheguemos a uma proposta satisfatória de regramento do pagamento das PLRs futuras. Nesse sentido, considerando que a primeira reunião com a Empresa deverá acontecer até o dia 22 de março, e que o prazo para a conclusão dos entendimentos é 10 de maio, as assembleias que apreciarão os indicativos do CD também devem discutir e aprovar um calendário de mobilizações para todo o período negocial.

Assembleias no RN – No Rio Grande do Norte, onde a categoria petroleira respondeu ao chamamento do Sindicato e se manteve permanentemente mobilizada, a diretoria da entidade dará início ao calendário de assembleias deliberativas nesta quinta-feira, 7/03.

Indicativos aprovados pelo Conselho Deliberativo da FUP...

1. Aceitação da proposta de PLR apresentada pela Petrobrás em 4/03;
  2. Manutenção do Estado de Greve durante todo o processo de negociação do regramento do pagamento das PLRs futuras;
  3. Elaboração e implementação de um calendário de mobilizações ao longo de todo o processo de negociação do regramento.

Veja, a seguir, o calendário de assembleias no Rio Grande do Norte...

DIA/HORA

Embarque Mar (Natal)