1320149924
CAMPANHA REIVINDICATÓRIA

Conselho Deliberativo da FUP avalia contraproposta da Petrobras nesta quarta

Na quinta(03), o SINDIPETRO-RN realiza Assembleias para avaliar e encaminhar os rumos da campanha

01 de novembro de 2011 às 09:18

Com o objetivo de avaliar a contraproposta da Petrobras às reivindicações da categoria para o Acordo Coletivo 2011/2013, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e sindicatos filiados se reúnem nesta quarta-feira, 02 de novembro, no Rio de Janeiro. A formalização dos encaminhamentos da empresa aconteceu após a realização de mais uma rodada de negociação, nos dias 27 e 28 de outubro, quando a FUP cobrou a apresentação das cláusulas da proposta de Acordo até esta segunda-feira (31).

Na quinta-feira (03), o SINDIPETRO-RN realiza assembleias no início do expediente nas sedes administrativas de Natal e na Base-34, em Mossoró, bem como nos locais de embarque para avaliar os encaminhamentos do Conselho Deliberativo e o rumo da campanha salarial. Os petroleiros das bases remotas da UO-RNCE, bem como dos Estados do Espírito Santo e Bahia, que reivindicam o fim do regime administrativo no Campo e a adoção do regime de sobreaviso e/ou turno ininterrupto de revezamento, paralisarão as atividades por 24h.

Além de não contemplar as principais reivindicações da Categoria, as cláusulas apresentadas pela Petrobras no tocante ao fim do administrativo no campo podem trazer prejuízos irreparáveis para os trabalhadores e trabalhadoras lotados nas Áreas e Bases Remotas da Petrobras, especialmente no ATP-ARG”, ressalta a diretora de Formação Social Sindical, Fátima Viana, que reforçou a necessidade da ampla participação da categoria nas assembleias do próximo dia 03 de novembro no que avalia como “momento decisivo da Campanha Reivindicatória 2011”.

Em reunião realizada nesta terça-feira (01), na sede do SINDIPETRO-RN, a diretoria do Sindicato reafirmou a necessidade de fortalecer as mobilizações e a unidade da categoria petroleira na justa luta pelo atendimento das suas reivindicações, e defendeu a rejeição da proposta da Petrobras e a deflagração da Greve Nacional no dia 16 de novembro.

Junto com seus sindicatos, a Federação definiu prazo até o dia 10 de novembro para conclusão da negociação com a empresa, bem como o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 16 de novembro, com parada e controle de produção, caso a Petrobras não avance nas propostas às principais reivindicações da categoria.

"A categoria está preparada e convicta de que, se a Petrobras continuar a resistir em avançar nos principais pontos de reivindicação dos trabalhadores, a greve será o único caminho para garantir as conquistas", ressalta o coordenador geral do SINDIPETRO-RN, Márcio Dias.

Clique aqui para ter acesso ao conteúdo da contraproposta da Petrobras.