Pular para o menu
1432151464
GÊNERO

CTB promove 2º Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora

Evento, que acontece de 22 a 24 de maio, visa estimular participação ativa em instâncias de poder

20 de maio de 2015 às 16:51

destaque

Foto: Divulgação

Com o objetivo de estimular as mulheres a participar mais ativamente das instâncias de poder, o 2º Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB será realizado de sexta-feira (22) a domingo (24), na sede da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), em Brasília. O evento é regido pelo tema: Reforma Política, Democracia, Poder e Igualdade para as Mulheres.

Para a secretária da Mulher Trabalhadora da CTB, Ivânia Pereira, “este momento é muito apropriado para debater o machismo e as restrições impostas às mulheres no mercado de trabalho e na sociedade”. Ela entende que é fundamental que as mulheres tomem a frente das lutas “porque o que acontece na política tem reflexos diretos nas nossas vidas”.

Segundo Ivânia, o encontro pretende sistematizar as questões de igualdade de gênero. “O patriarcalismo joga sobre os ombros das mulheres, maioria da sociedade, as obrigações domésticas”, assim, defende a sindicalista, “a luta por creches é essencial à vida das trabalhadoras”. Existe um déficit de nove milhões de vagas em creches, o que dificulta a vida de todas as mães. “Creche é um direito da criança e uma necessidade da família”, argumenta Ivânia.

Palestras – Com uma vasta e diversificada programação, distribuída entre palestras, debates, oficinas e plenárias, o 2º Encontro da Nacional da Mulher Trabalhadora da CTB contará com a participação do secretário da Comissão Especial de Mobilização para a Reforma Política da OAB Federal, Aldo Arantes; da ministra do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha; da coordenadora-geral da União Brasileira de Mulheres, Lúcia Rincon; da presidenta da Central Única dos Trabalhadores do Chile, Bárbara Figueroa; além da líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, deputada Jandira Feghali.

 

Veja a programação completa

Ø  Sexta-feira (22)

14h Abertura com ato político

15h Mesa 1

Reforma Política e Democracia

Palestrantes: Aldo Arantes – Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas

Deputada Jandira Feghali – Líder da bancada do PCdoB

16h Debate

19h Jantar

21h Forró de Classe

Ø  Sábado (23)

9h Poder, Igualdade para a Mulher

Palestrantes: Lúcia Rincon - da União Brasileira de Mulheres

Ana Maria Rocha - Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Rio de

Janeiro

10h Debate

11h30 às 13h30 – Almoço

13h30 às 14h – Atividade cultural

14h às 15h Oficinas

Igualdade Racial; Feminismo e juventude; Capitalismo e patriarcado; Saúde da mulher; Violência de Gênero; Mulher e Mídia; Mulher no mundo do trabalho (campo e cidade); Mulher e Sindicalismo; Nova organização do trabalho doméstico; Educação não sexista.

15h Café

15h30 às 16h Socialização das oficinas

16h Plenária final – Agenda de luta das mulheres

17h Encerramento

19h Jantar

Ø  Domingo (24) Livre        

Com informações da CTB

 

Compartilhar: