Pular para o menu
1381851731

Debate em Brasília sobre o futuro do pré-sal. O petróleo é nosso?

15 de outubro de 2013 às 12:42

Acontece nesta terça-feira (15/10), no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília, a partir das 9h, debate seguido de ato público contra o leilão de Libra, maior campo de petróleo da história do país. O debate é promovido pelo Comitê Nacional em Defesa do Petróleo, da Soberania e do Fim dos Leilões, através do seminário  "O futuro do pré-sal. O petróleo é nosso?".

Entre os participantes estarão o vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras, Fernando Siqueira; o ex-diretor da Petrobras e professor da USP, Ildo Sauer; o engenheiro e consultor legislativo Paulo César Ribeiro, o professor da UnB Pedro Antônio Dourado de Rezende; o ex-presidente do BNDES Carlos Lessa; e o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabriel.

Localizado na Bacia de Santos, Libra é um campo de petróleo pertencente ao novo modelo de partilha do pré-sal. Seu leilão a empresas internacionais foi autorizado na última quarta-feira (9/10), pelo plenário do Tribunal de Contas da União (TCU).

Para a secretária-geral da UNE, Iara Cassano, o leilão é um erro estratégico. ‘’O pré-sal é a grande oportunidade de superar as mazelas presentes na sociedade, é a chance de investirmos mais em educação. A UNE sempre foi vanguarda na luta pela soberania nacional pelas nossas riquezas e agora seguimos liderando as manifestações para barrar esse leilão que quer entregar os lucros do petróleo nas mãos das empresas em detrimento ao povo brasileiro’’, contou.

FUP

Compartilhar: