Participação nos Lucros - PLR

Empresa agenda reunião para terça-feira, 21

SINDIPETRO/RN também defenderá retomada da discussão sobre regramento das PLR`s futuras

17 de junho de 2011 às 21:03

Foto: Arquivo

Em atendimento à solicitação da FUP e Sindicatos, encaminhada à Petrobrás em 10 de junho último, a Gerência de Relações Trabalhistas e Sindicais da Companhia enviou ofício, nesta sexta-feira, 17, agendando reunião para tratar da quitação da PLR – 2010. O encontro será realizado na próxima terça-feira, 21, às 14h00, no Rio de Janeiro.

Além de reafirmar a rejeição dos petroleiros norte-rio-grandenses aos valores inicialmente propostos pela Petrobrás, a representação do SINDIPETRO/RN presente à reunião defenderá a retomada da discussão sobre o regramento da PLR (Clic aqui para conhecer a proposta). O provisionamento realizado anualmente pela Empresa continua sendo feito sem transparência e de forma unilateral. E, o que é pior: sem qualquer explicação capaz de justificar as distorções existentes.

Segundo estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-econômicos – Dieese, os R$ 18.200,00 propostos pela Petrobrás para os trabalhadores posicionados até o nível 457-A da tabela salarial, representam um crescimento de apenas 12,44%, em relação ao exercício de 2009, enquanto que os dividendos pagos aos acionistas subiram 40,42%, no mesmo período.

Resolução do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), subordinado ao Ministério do Planejamento, limita o total de PLR que pode ser distribuído aos empregados, em 25% do valor dos dividendos pagos aos acionistas. No entanto, pelos valores propostos pela Petrobrás no último dia 9 de junho, o montante destinado à PLR não chegaria a 15%.