Articulação

Entidades populares da Grande Natal discutem criação do Fórum Metropolitano

Objetivo é pautar governos e instituições sobre a necessidade de políticas públicas para a região

24 de abril de 2014 às 15:00

Foto: Divulgação

Estruturar uma articulação capaz de pautar o governo do Estado, prefeituras e órgãos públicos acerca da necessidade de desenvolvimento de políticas públicas para a população da Região Metropolitana de Natal. Esse é o objetivo do seminário de criação do Fórum Metropolitano de Entidades Populares – FOMEP/Natal, que acontece nesta sexta-feira, 25 de abril, às 8 horas, no auditório do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN – SINPOL/RN.

O evento contará com dois momentos, cujo primeiro será reservado às intervenções técnicas. A pesquisadora do Departamento de Arquitetura da UFRN (Observatório da Metrópole), Ruth Maria da Costa Ataíde, deverá iniciar os trabalhos, abordando a formação da Região, além do papel dos Movimentos Sociais na agenda comum de necessidades e reivindicações.

Em seguida, o supervisor técnico do Dieese/RN, Melquisedec Moreira, falará sobre a situação do mercado de trabalho na Grande Natal. Já, ao coordenador do Conselho Estadual dos Direitos Humanos/RN, Marcos Dionísio, caberá apresentar o mapa da violência na Região Metropolitana.

Na segunda parte do Seminário, as entidades devem oficializar a constituição do Fórum Metropolitano de Entidades Populares (FOMEP/Natal). A proposta é que, formalmente constituído, o grupo realize audiências públicas nas câmaras de vereadores da Grande Natal, a fim de discutir e elaborar uma pauta comum de reivindicações. Posteriormente, o documento deverá ser entregue ao Governo do Estado, prefeituras e órgãos públicos da Grande Natal.

O evento é promovido pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RN), Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), Federação dos Conselhos Comunitários e Entidades Beneficentes do RN (FECEB-RN), Federação das Entidades Comunitárias de Natal (FECNAT), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES) e tem o apoio do Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal.

Endereço do SINPOL/RN sede Natal: Av. Rio Branco, 825 - Cidade Alta - 59025-003 - Tel (84) 3344-4990 | (84) 3344-4991 | (84) 3344-4992 | (84) 3222-7779