Pular para o menu
1390930415

Formulando: barrar o “farm-out”!

28 de janeiro de 2014 às 14:33

destaque

Foto: Arquivo

“Farm-out” é um termo utilizado no setor petrolífero que designa o processo de venda parcial ou total dos direitos de concessão detidos por uma empresa, ou um grupo delas, sobre uma área na qual se acredita existir petróleo. Uma vez que os estudos comprovem o potencial produtivo do bloco é comum vermos empresas venderem parte da área sob sua posse como forma de se capitalizarem. 

Recentemente, a Petrobrás anunciou a descoberta de petróleo em águas profundas da Bacia Potiguar, no bloco BM-POT-17, situado no litoral norte-rio-grandense. Ao mesmo tempo, informou que está em andamento um processo de “farm-out” com a BP Energy, visando repassar a concessão e metade dos direitos sobre a área. Na nova configuração, o consórcio passaria a ser integrado pela BP Energy com 40%, Petrobrás com 40% e Petrogal com 20%. Convencido de que a Petrobrás comete um grande erro ao empreender essas tratativas, o SINDIPETRO-RN repudia a operação e conclama a sociedade norte-rio-grandense a se manifestar. 

A existência de petróleo na área já foi comprovada e o potencial é grande, embora não existam dados mais precisos sobre o volume do reservatório. A descoberta, no entanto, pode representar a retomada da produção petrolífera potiguar. Como a aprovação definitiva da negociação será feita pela Agência Nacional do Petróleo – ANP, é hora de nos mobilizarmos!

Compartilhar: