GÊNERO

FUP realiza 3º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras

Com o tema "Sempre Estivemos na Luta", evento acontece de 12 a 14 de maio, em São Paulo

23 de abril de 2015 às 13:50

Foto: Arquivo

De 12 a 14 de maio, petroleiras de diversas bases da FUP se reúnem em Campinas, São Paulo, para debater a agenda nacional das trabalhadoras do Sistema Petrobrás e as condições das mulheres em nossa sociedade.  O 3º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP será realizado no Sindipetro UN SP – Sede Campinas, tendo como principal temário a invisibilidade das mulheres nos espaços da sociedade, entre eles, no sindicalismo.O Encontro é organizado pelo Coletivo Nacional de Mulheres Petroleiras, criado em 2012, desde quando vem atuando em defesa da pauta das trabalhadoras e para incentivar e garantir maior participação feminina nas lutas sindicais.

A sociedade patriarcal e a história fizeram com que a ordem masculina fosse construída, estabelecida e reproduzida através dos tempos. A diferencia entre homens e mulheres foi reforçada no âmbito das relações sociais. Essa distinção, principalmente dos corpos, fez com que a mulher, desde os primórdios, sempre fosse vista como um ser “invisível”, no sentido de ser considerada desprovida, tanto de capacidade intelectual quanto de capacidade física. Assim, foram criadas a cultura de que a elas caberia saber cuidar da casa, procriar e fazer apenas o que o pai, no primeiro momento, e o marido, no segundo, quisessem. Não possuíam participação ativa em situação decisória.

Com o tema "Sempre Estivemos na Luta", o 3º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP discutirá reivindicações, planos de luta e formas de organização. A abertura do evento contará com a participação de mulheres dirigentes da CUT, CTB, CNQ, do Coletivo de Mulheres da FUP, além das líderes e militantes do movimento sindical petroleiro fupista. O Encontro ainda contará com a participação de mulheres que lideram movimentos sociais e organizações populares.

PROGRAMAÇÃO:

12/05/2015

17h - Recepção e credenciamento das delegadas

19h - Mesa de abertura

13/05/2015

Dentro da REPLAN:

8h30 - Análise de Conjuntura

10h - Palestra invisibilidade das Mulheres (10h as 12h). Teórica Unicamp.

14h - Mesa Mulher e Sindicalismo

16h30 - Oficina Sexualidade feminina

19h - jantar e atividade cultural

14/5/2015