HOJE

Integrantes do MST e Via Campesina ouvem resposta do governo

26 de agosto de 2011 às 14:35

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Via Campesina estão reunidos nesta sexta-feira, 26/08, no Palácio do Planalto com o secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho. Eles devem ouvir a resposta do governo às reivindicações feitas nesta semana durante mobilizações em Brasília.

Entre as reivindicações apresentadas, está uma solução para as dívidas dos assentamentos e de pequenos agricultores, que somam hoje R$ 30 bilhões segundo cálculos do MST, e o assentamento de cerca de 60 mil famílias acampadas.

Nova manifestação no Ministério da Fazenda

Na parte da manhã desta sexta-feira os integrantes do movimento voltaram a fazer manifestação em frente ao Ministério da Fazenda.

Como medida preventiva, as entradas do prédio principal foram fechadas pela segurança e os funcionários estão sendo obrigados a entrar e sair pelo edifício anexo da Fazenda.

A Polícia Militar estima em 2 mil o número de manifestantes. Cerca de 100 policiais foram destacados para fazer a segurança. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, não estava presente no prédio do ministério, já que cumpre agenda em São Paulo nesta sexta.

Durante toda esta semana, integrantes do MST realizaram diversos protestos em Brasília. Na terça-feira, o MST já havia feito manifestação na Fazenda, bloqueando as entradas do prédio.

Fonte: Agência Reuters