Acordo Coletivo de Trabalho

Pauta de Reivindicações 2013/2015 continua sendo debatida em assembleias

Proposta final será entregue em 6/08, data em que será realizado um Dia Nacional de Luta

24 de julho de 2013 às 10:42

Foto: Arquivo

Com o objetivo de promover assembleias para referendo da Pauta Reivindicatória 2013/2015 dos trabalhadores da Petrobrás, diretores do SINDIPETRO-RN estão percorrendo as principais bases da Petrobrás no Estado. As sessões deliberativas tiveram início segunda, 22, na Base-34, em Mossoró, e foram retomadas na manhã desta quarta-feira, 24. O intervalo aconteceu por causa dos protestos realizados na terça-feira, durante a visita de dirigentes da Petrobrás ao RN, para a inauguração da ampliação da injeção de água no campo de Canto do Amaro e lançamento da obra do Oleoduto CAM-UTFF.

Apesar da expectativa da vinda da presidenta da Petrobrás, Graça Foster, o fato não se confirmou. Mesmo assim, desde o início da manhã, centenas de petroleiros e petroleiras dos setores público e privado bloquearam um trecho da BR 110 que dá acesso ao Campo de Canto do Amaro. Os trabalhadores reivindicam da Companhia mais investimentos na região, mudança no modelo de contratação de serviços e fim do assédio moral.

Depois de passar pelo crivo das assembleias, a Pauta Reivindicatória da campanha de negociação do Acordo Coletivo 2013/2015 (clique aqui para visualizar o documento) será entregue à Petrobrás no próximo dia 6 de agosto, data em que o movimento sindical petroleiro também promoverá um “Dia Nacional de Luta”.

Os delegados que participaram da IV Plenária Nacional da FUP (Plenafup) também deliberaram que a primeira rodada de negociação com a Empresa ocorra entre os dias 20 e 23 de agosto, com os trabalhadores mobilizados na base.

No Rio Grande do Norte, o processo de elaboração da Pauta teve início em maio, com a realização do 28º Congresso Estadual dos Petroleiros – CEPETRO-RN. Em seguida, a proposição foi encaminhada à Plenária Nacional da FUP, realizada em junho. Nessa instância, delegados e delegadas eleitos nos congressos estaduais fizeram uma síntese das diferentes propostas, construindo uma pauta nacional unificada que, após receber as devidas adequações jurídicas, começa a ser submetida ao referendo da categoria, em assembleias realizadas por todo o país. Veja, a seguir, o calendário de assembleias no Rio Grande do Norte:

24.07.13

RFQ