DÚVIDA

Prefeitura lança portal da transparência para Copa 2014 em Natal

Opacidade do Portal da prefeitura levanta dúvidas acerca da Transparência do Portal da Copa

05 de setembro de 2011 às 16:59

Durante a primeira assembléia geral para a Copa do Mundo de 2014 em Natal, na tarde desta segunda-feira, a prefeita Micarla de Souza não perdeu tempo e lançou o Portal da Transparência das obras feitas na cidade com vistas ao mundial.

A dúvida é se o Portal da Transparência da Copa vai ser tão transparente quanto o da Prefeitura, que não atende aos requisitos estabelecidos pelo MARCCO (Movimento contra a Corrupção), como também é inacessível ao cidadão. Lembrando que tal portal fora criado com o objetivo de esclarecer as dúvidas da sociedade quanto às contas do município. Ao invés disso, só confunde.

Quem tem a oportunidade de tentar destrinchar o site, percebe que esta é uma missão nada fácil. São relatórios sem nenhum tipo de organização jogados em uma lista interminável, que não tem resumos e nem o principal relatório que a sociedade precisa ver os resumos das contas gerais, em um único relatório, com gastos de cada secretaria e verba destinada. Não existe qualquer possibilidade de filtragem desses documentos.

A partir desta constatação umas e outras gestões deixam transparecer o seu compromisso com a clareza dos fatos, aparentemente, obscurecê-los.