Pular para o menu

Sem negociação, agentes anunciam greve para dia 16

13 de setembro de 2011 às 11:04

Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte, decidiram, no final da tarde de ontem, dar início a uma "greve branca" a partir das próximas visitas às unidades prisionais. "Nós decidimos que somente as pessoas terão acesso aos presídios. Está proibida a entrada de comida, bebida e demais itens que familiares costumam levar para os detentos", afirmou o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Alexandre Medeiros. Caso o Governo do Estado não abra um canal de negociações com a categoria, a paralisação total das atividades começará na próxima sexta-feira.

 O fim de semana foi tenso nas unidades prisionais do Estado. Os agentes realizaram duas paralisações de advertência entre o sábado e o domingo. O objetivo era chamar atenção do Governo para a situação na qual trabalham atualmente: sem efetivo, infraestrutura e equipamentos de segurança adequados. No domingo pela manhã, na entrada do Presídio Provisório da zona Norte, parentes de apenados reclamavam da demora na liberação da entrada para visita. Boatos de que os presos fariam os agentes reféns, foi um motivo a mais de preocupação para a categoria. Por volta das 16h do domingo, no Presídio Estadual de Alcaçuz, no momento em que os  detentos do Pavilhão 1 eram recolhidos às celas, ocorreu um princípio de tumulto. Somente com disparos de fuzis e revólveres, a situação foi controlada.

 "É este nosso cotidiano. Infelizmente, trabalhamos no limite. O nível de estresse é altíssimo dentro de uma unidade prisional", afirmou Alexandre. Um dia após a descoberta de um túnel que estava sendo cavado no Pavilhão 4 de Alcaçuz, a equipe da TRIBUNA DO NORTE teve acesso exclusivo ao local e constatou a fragilidade do sistema de segurança do presídio.

  Em Alcaçuz, os apenados do Pavilhão 4 cavaram um túnel que poderia ter até 50 metros de comprimento. Num trabalho orquestrado, em menos de um dia, eles iniciaram a escavação de uma estrutura que além de interligar as celas da Ala A do Pavilhão, conduziria os presos à base do muro lateral do presídio. Segundo relatos dos agentes que trabalharam no presídio no dia em que o túnel foi descoberto, toda a areia retirada foi "camuflada". "Os presos colocavam a areia dentro do vaso sanitário, compactavam num espaço entre o chuveiro e a latrina. Foi tudo muito bem feito", analisou Alexandre Medeiros.

 A escavação ocorreu durante a visita social do sábado passado. Os apenados se revesavam na escavação. Enquanto uns trabalhavam na abertura do túnel, os demais mantinham as aparências de que a visita transcorria sem nenhuma alteração. Para se certificarem de que não estavam sendo vistos pelos policiais militares que trabalham nas guaritas de segurança, fizeram buracos em diversos pontos da unidade prisional, pelos quais tinham visão privilegiada da área externa às celas. Uma prova evidente da fragilidade da parede do Pavilhão 4, erguido somente com tijolos de barro.

Túnel de 30 metros encontrado em Alcaçuz: http://tribunadonorte.com.br/noticia/sem-negociacao-agentes-anunciam-greve-para-dia-16/195681

Tribuna do Norte