Saudar os novos petroleiros e esclarecer os propósitos do Sindicato. Com esses objetivos foi realizada uma recepção aos 55 novos trabalhadores da Petrobrás, aprovados no último concurso público realizado pela Empresa. O evento aconteceu no dia 28 de maio, em instalações da Sede Natal.

Representando o SINDIPETRO/RN, estiveram presentes o Secretário-Geral, Paulo César Brizolara, e o diretor de Formação Sindical, Alexandre Domingos. Ambos falaram sobre o papel da entidade, seus objetivos e instâncias de deliberação, lutas históricas e atuais, além da importância da sindicalização. A Petrobrás sempre promoveu eventos de recepção aos novos contratados, mas esta mesma possibilidade era negada aos sindicatos. Foi somente no período mais recente, com a derrota do neoliberalismo, que estes espaços foram conquistados.

Exemplo – Em meio aos novos contratados, os diretores do Sindicato tiveram a feliz surpresa de encontrar o companheiro Luiz Santos da Silva. Luiz foi demitido da antiga Petroflex, privatizada durante o governo Collor, juntamente com 99 outros petroleiros. Fruto de uma luta travada pelo movimento sindical, há vinte anos, ele foi anistiado e pode agora retornar à Petrobrás, assim como outros 80 trabalhadores.