O SINDIPETRO/RN fechou, na tarde desta terça-feira, 17, o Acordo Coletivo de Trabalho com a Termoaçu, que versa sobre as cláusulas econômicas. Após intensa negociação, a categoria obteve avanços importantes como a conquista do Plano de Cargos e Salários; reajuste salarial com base no IPCA de 4,17%, retroativo a 1º de novembro de 2009; e uma gratificação contingente, no valor de uma remuneração normal de 100% para os admitidos até 1º de novembro e, proporcional, aos que entraram após essa data.

Os trabalhadores deverão receber os benefícios e salários reajustados já na folha de agosto. Os valores retroativos, no entanto, demandarão um prazo maior, de 15 a 20 dias, para que possam ser feitos todos os cálculos necessários. O Acordo foi aprovado em Assembléia Geral Extraordinária realizada na terça-feira, 17, na sede da Térmica em Natal, e nesta quarta-feira, 18, na Usina, em Alto do Rodrigues, com apenas três votos contra e quatro abstenções.

Demais reivindicações – Outras reivindicações constantes na Pauta, como o Plano Petros 2 e AMS, foram aceitas, mas por conta da burocracia que a instauração dessas questões demanda, sua implantação deverá demorar um pouco mais. No caso do Plano Petros 2, os dirigentes da Termoaçu alegaram que a proposta ainda está no DEST – Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais, no Ministério do Planejamento.

Quanto ao GDO/2009, a diretoria da Termoaçu informou que a proposta está na Gerência de Gás e Energia, no Rio de Janeiro. Portanto, embora o SINDIPETRO/RN tenha saído na frente, ainda é preciso empreender uma luta conjunta com as demais térmicas. Finalmente, com relação à AMS, a Termoaçu esclareceu que até o final da semana, a empresa receberá o estudo de impacto financeiro para que a implantação do benefício possa ser levado adiante.