Este ano a categoria aprovou cláusulas econômicas do Aditivo de Acordo Coletivo de Trabalho que têm vigência de dois anos. A contraproposta foi aprovada em assembleia deliberativa realizada nesta segunda-feira, 06, na Base-34, em Mossoró. Pedro Idalino, diretor do SINDIPETRO-RN e o assessor sindical, Aldeirton Pereira conduziram a leitura das clausulas referentes ao reajuste salarial, ticket-alimentação e auxilio transporte.

A categoria aprovou reajuste salarial de 8,84%. Sendo acrescidos 2,06% acima da porcentual aplicado em maio de 2014, referente a 6,78% do período. O ACT -2014/2016 segue a tabela de reajuste do salário mínimo, atualizada anualmente. O ticket-alimentação passou de R$16,00 para 17,41. Já o auxílio transporte passou de R$300 para R$326,52. O Acordo mantém duas datas bases, a em 1ª de janeiro para os engenheiros da categoria “júnior”, e a segunda em 1ª de maio para os demais trabalhadores.

Na oportunidade, os trabalhadores fizeram indagações a respeito do deposito irregular do FGTS. “O deposito tem sido feito de forma alternada, sempre com um mês de atraso”, como explica um funcionário. Sobre o assunto, SINDIPETRO-RN informa que todos os casos debatidos serão comunicados a empresa e cobradas as devidas providencias.

Contribuição Assistencial – Por ampla maioria, a categoria também aprovou a contribuição assistencial após o encerramento das negociações do Acordo Coletivo com objetivo de fortalecer a luta pelos trabalhadores. Pedro Idalino informa que serão descontados 3% do salário base dos trabalhadores e trabalhadoras não sindicalizados e 1% para os sindicalizados. Em ambos os casos serão descontados de uma única vez em julho de 2015. Os trabalhadores que não estiverem de acordo com o desconto, deve enviar por escrito sua discordância, para o sindicato e o mesmo encaminhará para a empresa dar providencias.

O sindicato já fez o comunicado para empresa, informando o resultado da assembleia.