Sondagem

Trabalhadores temerosos com o futuro

Promovemos uma concentração em Mossoró, com cerca de 60 trabalhadores da Petrobrás e de empresas terceirizadas.

25 de maio de 2010 às 09:29

No dia 6 de maio, véspera da reunião com a Gerência de Sondagem, o SINDIPETRO/RN promoveu uma concentração em Mossoró, com cerca de 60 trabalhadores da Petrobrás e de empresas terceirizadas que atuam na sondagem terrestre. Durante a manifestação, os participantes expressaram suas angústias e preocupações com o ambiente de incertezas que estão vivendo.

Além da desativação da sonda (114), os trabalhadores queixam-se da diminuição de atividades e da forma como tem sido feita a realocação de pessoal, que não se restringiu aos que trabalhavam na SC 114. "Tudo parece ser conseqüência de uma política drástica de redução de custos" - avalia um trabalhador.

Durante a mobilização, percorrendo salas da Empresa, um diretor do sindicato foi surpreendido com uma declaração de um supervisor, que acabara de receber diversos trabalhadores da Petrobrás que eram lotados nas Sondas. "Não me disseram nada; não me informaram o que fazer. Não tenho uma sala, nem um computador. Não sei o que conversar com eles", desabafou o supervisor.

Os trabalhadores terceirizados também têm motivos para estarem receosos. A política de redução de custos que vem sendo imposta pela Petrobrás, tem provocado redução salarial e descumprimento de direitos trabalhistas, justificados pelo rebaixamento do valor dos contratos. Os terceirizados também estranham as constantes visitas de gerentes de contratos da Petrobrás às sedes das empresas contratadas.