Realizadas as assembleias com os trabalhadores do MAR, no Porto de Guamaré, e da Base-34, em Mossoró, o SINDIPETRO-RN encerra o calendário semanal de atividades da Campanha Reivindicatória 2014. As assembleias aconteceram na última quinta e nesta sexta-feira, 4 e 5 de setembro, respectivamente. Na oportunidade, a diretoria reiterou que a negociação deste ano contempla apenas as cláusulas econômicas.

Além da reposição integral da inflação, a categoria pleiteia ganho salarial real de 5,5%. Na última sexta-feira, 29, segundo informou a Federação Única dos Petroleiros – FUP, a Petrobrás concordou em antecipar a reposição da inflação medida pelo IPCA, efetuando o pagamento como reajuste ainda em setembro. Para tanto, o Sindicato já encaminhou assinou termo de compromisso. O próximo passo é aguardar o estabelecimento de calendário de negociação entre FUP e Petrobrás.

Além das questões salariais, os trabalhadores também vêm se mobilizando por mais segurança e pela extensão dos níveis recebidos pelos trabalhadores da ativa em 2004, 2005 e 2006 a todos os aposentados e pensionistas da Companhia assistidos pelo Plano Petros. Esta última questão está prevista na cláusula 181 do atual ACT, em que a Petrobrás se compromete a buscar a implantação do direito junto à Petros.