Nesta quarta-feira, 09, a Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN vem dando prosseguimento à rodada de assembleias destinada a discutir encaminhamentos referentes à Campanha Reivindicatória 2015/17 dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás. A agenda do turno da manhã contemplou uma sessão deliberativa na Base-34, em Mossoró. Na parte da tarde, será a vez do campo de Riacho da Forquilha, do Ativo de Produção de Alto do Rodrigues e da Transpetro – Macaíba.

Além dos informes, a pauta aborda a conjuntura nacional e internacional, com ênfase em seus reflexos no ambiente Petrobrás, e o posicionamento da categoria sobre o indicativo de greve por tempo indeterminado, a ser deflagrada a qualquer momento. No decorrer dos debates, os trabalhadores vem demonstrando compreender a gravidade do momento e a necessidade de lutar contra o corte de investimentos e a venda de ativos da Petrobrás que significarão desemprego e desmantelamento da companhia enquanto empresa integrada de energia.

Outro assunto que vem merecendo amplo repúdio dos trabalhadores presentes às assembleias é a tentativa da Petrobrás de impor um novo modelo negocial para o Acordo Coletivo de Trabalho – ACT. Nesta modalidade que a Companhia quer impor, já que não houve qualquer tipo de diálogo prévio sobre alterações no formato utilizado em campanhas anteriores, a mesa seria formada por uma comissão integrada por três representantes de “áreas de negócios” e a representação dos trabalhadores ficaria limitada a três membros, com mesas separadas, segregadas por empresa. Para os trabalhadores, o propósito é claro: dividir e enfraquecer a categoria a fim de subtrair conquistas trabalhistas e impor o desmonte do Sistema Petrobrás.

Veja, a seguir, o quadro geral da votação da proposta de deflagração de greve, a qualquer momento, por tempo indeterminado. No resultado, estão computadas assembleias realizadas até o meio-dia desta quarta-feira (Embarque Mar / Canto do Amaro / Transpetro – Mossoró e Base-34).

TOTAL:

Votos contra a greve: 3,3%

Abstenções: 18,4%

Votos a favor da greve: 78,3%

Veja, a seguir, o calendário de reuniões e assembleias (que também poderão ser antecipadas) e participe!

Quarta-feira (09/09/15)

Transpetro – Macaíba

Reunião de Diretoria (NATAL)

Quinta-feira (10/09/15)