“Unidade para o Brasil continuar avançando”. Sob este lema foi realizado o 25º Congresso Estadual dos Petroleiros do Rio Grande do Norte – CEPETRO/RN, no último dia 22 de maio, em Natal. O evento contou com a participação de 109 delegados e dezenas de observadores, oriundos de todas as áreas da Petrobrás no Estado e de empresas do setor privado atuantes no ramo do petróleo.

O lema do Congresso foi considerado acertado e oportuno por todos, uma vez que o evento acontece em um momento decisivo para a categoria petroleira e para o povo brasileiro. Uma conjuntura marcada pela persistência da crise econômica internacional; pelas lutas em torno da regulamentação do Pré-sal; pela aproximação da batalha eleitoral de 2010; e pela proximidade da realização da Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras – CONCLAT.

Além de aprovar orientações políticas para a atuação da entidade, com destaque para o posicionamento a ser assumido pelos trabalhadores nas eleições de outubro, o Congresso discutiu e deliberou sobre questões relativas às cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho, tendo em vista a aproximação da campanha reivindicatória dos trabalhadores da Petrobrás. Já, os trabalhadores do setor privado aprovaram reivindicações gerais que deverão ser levadas ao II Encontro Nacional dos Trabalhadores do Setor Privado, a ser realizado nos dias 28 e 29 de maio, na cidade de Catu, na Bahia. O Congresso elegeu, ainda, os delegados que representarão o Estado na II Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros – PLENAFUP, que será realizada nos dias 2, 3 e 4 de junho, em Brasília..