Em reunião realizada nos dias 14 e 15/11, em Curitiba-PR, o Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros – FUP aprovou o indicativo de greve por tempo indeterminado, com data a ser definida, caso a Direção da Petrobrás insista com a apresentação de proposta que signifique redução de direitos como descritos e consagrados no Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2017.

Ainda segundo o Conselho Deliberativo, que reuniu representantes de todos os sindicatos filiados à FUP, a conclusão dos ACT deverá se dar para a Petrobrás e para todas as subsidiárias, incluindo a Araucária Nitrogenados S/A, com renovação e validade por dois anos, contemplando também o Termo Aditivo, com salvaguardas à Lei 13.467/17 e suas modificações.

Na mesma ocasião, FUP e Sindicatos aprovaram, ainda, um calendário de assembleias e mobilizações que culmina com a notificação da Petrobrás e subsidiárias sobre o resultado das votações e a realização de um Dia Nacional de Lutas, em 30 de novembro, por “Nem um direito a menos!”.

Especificidades

No Rio Grande do Norte, a Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN aprovou um calendário de assembleias que procura compatibilizar as especificidades locais com a agenda nacional. A categoria petroleira tem se mostrado unida e com disposição de luta, tal como se verificou no Dia Nacional de Luta contra a retirada de direitos, realizado na última sexta-feira, 10. Veja, a seguir, o calendário de sessões deliberativas nas principais bases da Petrobrás localizadas no Estado.

CALENDÁRIO DE ASSEMBLEIA DELIBERATIVA / MOBILIZAÇÕES

DIA

HORA

BASE 34

RFQ

TRANSPETRO (MOS)

Quarta-feira (22/11)

CAM

Quarta-feira (22/11)

ARG

Quinta-feira (23/11)

POLO GUA

Sexta-feira (24/11)

SEDE NATAL

Segunda-feira (27/11)

NOTIFICAÇÃO DA PETROBRÁS/SUBSIDIÁRIAS

Quinta-feira (30/11)

DIA NACIONAL DE LUTAS: NEM UM DIREITO A MENOS!