O Conselho Deliberativo da FUP, em sua última reunião, realizada no dia 18/07, em Curitiba, voltou a reafirmar a posição de “nenhum petroleiro a menos na Participação nos Resultados da empresa”. Isto, porque a Petrobrás insiste em excluir desse pagamento os trabalhadores da Araucária Nitrogenados (FAFEN-PR).

Para a Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN, que respalda o posicionamento ratificado pelo Conselho Deliberativo, ignorar os companheiros e companheiras da Araucária é abrir flancos para que outras questões previstas no Acordo Coletivo de Trabalho da categoria sejam desrespeitadas pela Petrobrás.

Nas últimas negociações, por exemplo, a empresa propôs acabar com a gratificação de campo terrestre e o adicional do Estado do Amazonas, entre outros. “Vamos acatar somente porque são direitos inerentes a segmentos específicos?” – indaga o coordenador-geral do SINDIPETRO-RN, Ivis Corsino.

Para o coordenador é preciso que a categoria permaneça unida, valorizando as conquistas coletivas sintetizadas no ACT. “Se hoje a gestão da Petrobrás diferencia direitos dos companheiros da Araucária, amanhã poderá fazer o mesmo com qualquer outra unidade da empresa”, avaliou.

A FUP assinará o Acordo da PR tão logo a Petrobrás cumpra o que foi acordado com as organizações sindicais, garantindo o pagamento para todos os trabalhadores e trabalhadoras, inclusive da FAFEN-PR.