Pular para o menu
1463415923
Mossoró

Ciclo de debates sobre petróleo chega à UERN e à UnP

Evento promovido pelo Sindicato visa esclarecer a sociedade sobre o papel da Petrobrás

16 de May de 2016 às 13:25

destaque

Foto: Deivson Mendes

Com o objetivo de esclarecer a sociedade norte-rio-grandense sobre a importância do petróleo e o papel da Petrobrás para o desenvolvimento econômico e social do Estado, teve prosseguimento, em Mossoró, o Ciclo de Debates sobre Petróleo, Soberania Energética e Bacia Potiguar. Promovido pelo SINDIPETRO-RN, com o apoio da AEPET-NS, o evento foi realizado na quarta-feira, 11 de maio, no Departamento de Comunicação Social da UERN e, na quinta-feira, 12, dentro do IX Congresso Científico e Mostra de Extensão do campus da Universidade Potiguar – UnP.

Os palestrantes abordaram as crises econômica e política por que passa o país, com destaque para os reflexos no setor de petróleo e gás do Estado, assim como para eventuais desdobramentos em relação ao pré-sal e ao futuro da Petrobrás na Bacia Potiguar. A iniciativa integra um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas pelo SINDIPETRO-RN, com o propósito de mobilizar a população para barrar a decisão da Direção da Petrobrás de vender os direitos de exploração dos campos terrestres de petróleo, operados no Rio Grande do Norte e em outros Estados.

Intervenções

Formada por representantes do SINDIPETRO-RN e da AEPET-NS, a mesa de debatedores reuniu o coordenador Geral e o diretor de Comunicação do SINDIPETRO-RN, José Araújo e Márcio Dias, respectivamente, além do engenheiro e representante da AEPET-NS, Ricardo Pinheiro. As intervenções focaram os fatores geológicos que propiciaram a formação de petróleo e gás na Bacia Potiguar; o volume e a diversidade de operações comandada pela Petrobrás no Estado; o peso dessas atividades para a economia e a sociedade norte-rio-grandense; a importância estratégica do petróleo no mundo, do pré-sal e da manutenção do regime de partilha para a sociedade brasileira.

Ao participar do Ciclo de Debates, os alunos do Curso de Gestão Ambiental da UERN receberam certificados referentes a duas horas complementares. 

Compartilhar: