Com objetivo de discutir os próximos encaminhamentos da Campanha de PLR, o Conselho Deliberativo da FUP reúne-se nesta quinta-feira, 5 de julho. O fórum é integrado por um representante de cada sindicato filiado e pela Diretoria Executiva da Federação. A reunião acontece em um período delicado da Campanha, em que a Petrobrás se mantém em silêncio.

Até a tarde desta segunda-feira, 2 de julho, o RH da Companhia não havia se pronunciado. Por este motivo, os petroleiros norte-rio-grandenses já haviam aprovado o estado de Assembleia Permanente, quando podem ser convocados a qualquer momento para decidir sobre a luta ou analisar possível nova proposta de Acordo que venha a ser apresentada.

No RN, os trabalhadores também aprovaram um calendário de lutas que define o dia 10 de julho como prazo para apreciação de uma contraproposta que possa ser considerada satisfatória. Caso contrário, a categoria já se manifestou favoravelmente à realização de uma greve nacional. Este encaminhamento será defendido, mais uma vez, pelo coordenador geral do Sindipetro-RN, José Araújo, junto aos demais representantes sindicais e diretores da FUP presentes à reunião do Conselho.

Segundo informações divulgadas pela Federação, as propostas da Empresa para a quitação da PLR 2011 e para o regramento do pagamento das PLRs futuras obtiveram, nacionalmente, 98% de rejeição. Os trabalhadores não admitem fechar com uma proposta que reduz em 15,73% o piso da PLR pago em 2011, sendo que, no mesmo período, os dividendos pagos aos acionistas foram elevados em 2,33%.