Em reunião realizada no último dia 14 de julho, a contraproposta de valor e forma de distribuição dos lucros auferidos pela Petrobrás, apresentada pelas Gerências da Companhia, tanto à FUP quanto aos Sindicatos, foi prontamente rejeitada pelas entidades sindicais, já na mesa de negociação.

Agora, para os trabalhadores, resta concretizar os encaminhamentos aprovados nas duas últimas reuniões do Conselho Deliberativo da FUP, realizadas em 27 de junho e 12 de julho. Na primeira delas, foi aprovado que os sindicatos deveriam submeter aos trabalhadores as propostas de decretação do Estado de Greve, e de realização de paralisações de advertência, nos dias 6, 7 e 8 de julho.

Além disso, o Conselho orientou para que fosse discutido junto à categoria o estabelecimento de duas condicionantes para um eventual acordo. Primeiro, o compromisso da Petrobrás de não pagamento do suBÔrNUS; e, segundo, que a Petrobrás deveria se posicionar sobre a proposta de regramento das PLR’s futuras. Finalmente, foi definido o dia 20 de julho como data-limite para que a Petrobrás apresente uma contraproposta aceitável.

Nesse sentido, como a contraproposta apresentada no dia 14 foi considerada insatisfatória, vale, agora, o encaminhamento aprovado na última reunião do Conselho Deliberativo, realizada no dia 12, em São Paulo. Neste fórum, FUP e Sindicatos acordaram que, já a partir de 21 de julho, seriam intensificadas as mobilizações com vistas à preparação de uma greve nacional por tempo indeterminado.