FUP faz reunião com a Petrobras cobrando antecipação do ICV e pendências do Acordo

20 de September de 2011 às 11:45

No último dia 19 de setembro a FUP - Federação Única dos Petroleiros abriu diálogo com a Petrobras sobre a pauta reivindicatória protocolada ainda no dia primeiro deste mês. O objetivo da reunião foi cobrar um posicionamento da empresa em relação a pontos referentes a reposição da inflação, a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) e às pendências do ACT 2009/2011.

Além da antecipação da reposição do ICV/Dieese (7,29%), a FUP também cobrou a proposta da Petrobrás para o regramento das PLRs futuras e a data de pagamento dos trabalhadores que se desligaram da empresa com direito à PLR 2010. Já sido informada pela empresa que o pagamento dos desligados será feito até o dia 30 de setembro.

Outras cobranças da Federação foram referentes aos compromissos assumidos pela empresa no atual Acordo Coletivo (2009/2011) e que até hoje não foram implementados. São eles: implantação do PP-2 na Transpetro, onde a FUP propôs uma reunião conjunta com a Transpetro e a Petros na Previc para pôr fim nas pendências informadas pelo RH; a unificação das redes de credenciamento da AMS para acabar com uma série de distorções nos atendimentos dos hospitais e clínicas, causando transtornos para os usuários da AMS; o fundo garantidor dos direitos dos trabalhadores terceirizados, que visa coibir os calotes por parte das empresas terceirizadas; e os avanços de níveis por mérito, para impedir a discriminação aos trabalhadores ou permitir que a empresa use o PCAC para perseguições políticas.

A Petrobrás marcou as primeiras rodadas de negociação, agendando reuniões para os dias 26 e 27 de setembro, quando será dada a continuidade necessária ao debate.