As centrais sindicais, partidos políticos, sindicatos, movimentos populares e outras organizações participam neste sábado, 02 de outubro, de centenas de protestos em todo o país pelo impeachment do presidente, Bolsonaro. Em Mossoró/RN o ato público teve início às 8 horas no largo do Teatro Dix Huit Rosado e posteriormente seguiu em marcha pelas ruas do centro da cidade até à Praça do PAX.

A diretoria do SINDIPETRO-RN somou forças ao movimento e protestou contra a privatização da Petrobras; aumento no preço dos combustíveis e por mais investimentos na indústria de petróleo no Estado. Participaram da atividade os dirigentes: Carlos Henrique, Pedro Idalino, Pedro Lúcio, Manoel Assunção e o coordenador geral da entidade, Ivis Corsino. A organização da atividade contou com a colaboração do assessor sindical e Diretor da Executiva Estadual da CTB/RN, Aldeirton Pereira.

Além da saída do presidente, os manifestantes protestaram em defesa do emprego, da renda e contra a carestia dos alimentos e combustíveis. “Só nos últimos 12 meses a gasolina já subiu 39%, esse valor interfere diretamente na logística de transporte, encarecendo ainda mais o valor dos produtos básicos de consumo alimentício, como a carne, feijão, arroz entre outros. Pra essa conta também vai o preço do gás de cozinha que está custando em média R$ 115,00 o botijão. Com essa política bolsonarista só quem perde é o povo”, relata o Diretor da FUP e Secretário Geral do SINDIPETRO-RN, Pedro Lúcio.

Participaram do protesto as centrais sindicais: CTB, CUT, CSP com Lutas, UGT e Intersindical. Movimentos sociais e estudantis: UNE, UBES, DCE-UFERSA e DCE – UERN, Marcha Mundial das Mulheres, Frente Brasil Popular, Consulta Popular,UJS, CF8, MST, Movimento das Mulheres Camponesas de Assu. Sindicatos: SINDIPETRO-RN, SINTE-RN(Regional Mossoró), SINASEFE, ADUERN, SECOM, SINDIMETAL, SINDISUPER e Sindicato dos Hoteleiros. Partidos e Mandatos: PT, PCdoB, PCB e os mandatos da Marleide Cunha.

Audiência Pública

Ainda durante o protesto, a diretoria do SINDIPETRO-RN convidou a comunidade para participar da audiência pública em celebração aos 68 anos da Petrobras que será realizada na Câmara Municipal de Mossoró na próxima segunda, dia 04 de outubro.

O ato político vai reunir dezenas de parlamentares, sindicatos e diversos representantes dos poderes públicos do Estado. “A atividade se faz necessária para fortalecer a rede de apoio contra a saída da Petrobras do Rio Grande do Norte e em defesa de mais investimentos na indústria petrolífera no Estado e municípios produtores de petróleo e gás”, destaca Ivis Corsino.

Natal

Em Natal o protesto terá concentração às 15 horas Natal em frente ao Shopping Midway Mall. Os organizadores enfatizam a importância do uso de máscara – e recomendam que se leve mais de uma – de álcool em gel para higienizar as mãos com frequência e de se manter o maior distanciamento social possível durante a participação no ato.

Fotos – Deivson Mendes