Pular para o menu
1543427921

Petrobrás anuncia venda do Polo Riacho da Forquilha

28 de November de 2018 às 14:58

destaque

Foto: Arquivo

A Petrobrás anunciou nesta quarta-feira, 28, a cessão de sua participação total em 34 campos de produção terrestres, localizados na Bacia Potiguar, para a empresa 3R Petroleum. A informação foi publicada como “Fato Relevante” na página que a companhia mantém para relacionamento com investidores (http://www.investidorpetrobras.com.br).

Segundo a Petrobrás, as 34 concessões são campos maduros em produção há mais de 40 anos, com ampla dispersão geográfica, localizados a cerca de 40 km ao sul da cidade de Mossoró-RN. Os campos foram reunidos em um único pacote denominado Polo Riacho da Forquilha, cuja produção atual é de cerca de 6 mil barris de petróleo por dia.

O valor da transação é de US$ 453,1 milhões, sendo que 7,5% desse valor (US$ 34 milhões) deverá ser desembolsado na assinatura, prevista para o dia 07/12, e o restante no fechamento da transação, considerando os ajustes devidos. 

A 3R Petroleum passará a operar os ativos a partir do fechamento da transação, que está sujeita à assinatura dos contratos, ao cumprimento das condições precedentes previstas no contrato de compra e venda, tais como a aprovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e eventual direito de preferência.

Todas as concessões negociadas são 100% Petrobras à exceção dos campos de Cardeal e Colibri onde a Petrobras detém 50% de participação tendo a Partex como operadora com 50% de participação, e os campos de Sabiá da Mata e Sabiá Bico-de-Osso onde a Petrobras tem 70% de participação tendo a Sonangol como parceira e operadora com 30% de participação.

Alerta

O anúncio da venda do Polo de Riacho da Forquilha confirma o movimento de saída da Petrobrás das atividades de exploração e produção no Rio Grande do Norte. Nos últimos anos, em decorrência de uma política que busca concentrar recursos na área do Pré-Sal, a companhia vem reduzindo investimentos no Estado e agora começa a se desfazer de ativos (desinvestimento).

O valor da venda de Riacho da Forquilha, considerando o preço médio do petróleo tipo Brent, aferido em outubro de 2018, corresponde a 6,4 milhões de barris. Dado que a produção média nos 34 campos daquele Polo soma 6 mil barris/dia, a venda corresponde a cerca de três anos de produção, mantida a produtividade atual.

Seminário

Preocupada com o futuro da cadeia produtiva do petróleo e gás no RN, a Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN promove um seminário, no próximo sábado, 1º/12, intitulado “A Bacia Potiguar e o Conselho Estadual do Petróleo, Gás e Biocombustíveis”. O evento será realizado em Natal e conta com o apoio da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET), Associação dos Geólogos (AGERN) e da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Durante o Seminário, os participantes pretendem elaborar uma proposta de Projeto de Lei a ser encaminhada à governadora eleita Fátima Bezerra. O documento deverá conter uma sugestão de Programa para o setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, assim como de criação de um Conselho Estadual, com participação da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa, e do setor empresarial, como forma de assessorar a intervenção do Poder Executivo no setor.

 

SERVIÇO

O quê?

Seminário “A Bacia Potiguar e o Conselho Estadual de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis”

Quando e onde?

1º/12 (Sábado), das 9 às 17h00

Hotel Monza – Natal/RN

Inscrições

(84) 3344.6800 (vagas limitadas)

Compartilhar: