Campanha Reivindicatória - 2012

Petrobrás divulga nova proposta para cláusulas econômicas do ACT

Conselho Deliberativo da FUP reúne-se para avaliar conteúdo e definir encaminhamentos

05 de October de 2012 às 16:02

Foto: Arquivo

Ao final da manhã desta sexta-feira, 05/10, a Gerência de Recursos Humanos da Petrobrás encaminhou à FUP o mais novo posicionamento da Companhia ante as reivindicações da categoria para a renovação das cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho. Afirmando ser “a última proposta, que representa todo o esforço da Companhia para chegar ao fechamento do ACT”, a Petrobrás propõe reajuste na tabela da RMNR em 8,16% e das tabelas do salário básico em 5,24%.

Além dos tímidos reajustes sobre salários e vencimentos, a velha política do abono volta a ser praticada. De acordo com a proposta, a Companhia compromete-se em pagar de uma só vez a todos os empregados admitidos até 31 de agosto de 201, e que estejam em efetivo exercício em 31 de agosto de 2012, uma Gratificação Contingente, não incorporada aos respectivos salários, no valor correspondente a 1,05 remunerações normais, excluídas as parcelas de caráter eventual ou médias, ou R$ 7,2 mil, o que for maior.

Outros pontos que mereceram posicionamento tratam de reajustes no auxílio-almoço; no Adicional do Estado do Amazonas; na Gratificação de Campo Terrestre de Produção; na tabela de custeio do Grande Risco da AMS; e nas tabelas dos benefícios educacionais e do Programa Jovem Universitário. Extra Turno Feriado e Serviço Extraordinário para empregados de horário administrativo e nos casos de paradas de manutenção também foram tratados. Já, a questão da PLR e a discussão sobre a composição remuneratória ficam no terreno dos compromissos.

Nesta sexta-feira à tarde, o Conselho Deliberativo da FUP, formado pelos membros da Federação e pelos Sindicatos filiados, reúne-se para avaliar o conjunto da proposição e definir os novos encaminhamentos da luta.

Clique aqui para conhecer a íntegra da proposta apresentada pela Petrobrás.

Arquivos anexados