Pular para o menu
1389454601
COMBUSTÍVEIS

Petrobras lança novas gasolinas de ultrabaixo teor de enxofre em todo o Brasil

Novas gasolinas são S-50 porque possuem teor máximo de enxofre de 50 mg/kg 

11 de January de 2014 às 12:36

 A Petrobras lança novas gasolinas comum e premium de ultrabaixo teor de enxofre, já distribuídas desde 1º de janeiro de 2014, substituindo integralmente, em todo o território nacional, as gasolinas comum e premium anteriores.

As novas gasolinas são S-50 porque possuem teor máximo de enxofre de 50 mg/kg ou partes por milhão (ppm) - o que representa uma redução de 94% em relação ao teor de enxofre das gasolinas anteriormente comercializadas, possibilitando a introdução de veículos dotados de modernas tecnologias para o tratamento de emissões e a redução de 35.000 toneladas/ano das emissões de óxidos de enxofre (SOx) .

Essas gasolinas reduzirão as emissões de gases poluentes no escapamento de motores fabricados a partir de 2009, em até 60% de óxidos de nitrogênio (NOx), em até 45% de monóxido de carbono (CO) e em até 55% de hidrocarbonetos (HC). Os novos combustíveis apresentam ainda como benefícios a baixa formação de depósitos em válvulas, bicos injetores e na câmara de combustão; aumento do desempenho e prolongamento da vida útil do catalisador; redução do desgaste do motor; além de uma vida útil mais longa do lubrificante, mantendo a eficiência energética com menor custo de manutenção.

 

A Petrobras investe continuamente no aprimoramento de seus combustíveis e foi pioneira na remoção total do chumbo na gasolina, em 1989. 

 

 

As novas gasolinas estão disponíveis na rede de postos da Petrobras, assim como das outras distribuidoras e continuarão sendo identificadas nas bombas dos postos de serviço como “gasolina comum” ou “gasolina premium”, de acordo com seu tipo.

 

 

Uma nova era em combustíveis

 

 

Entre 2005 e 2013, a Petrobras investiu R$ 20,6 bilhões em 21 novas unidades que permitem a produção da gasolina S-50 em todas as refinarias da Petrobras. Esse lançamento consolida uma nova era em combustíveis com ultrabaixo teor de enxofre - um salto tecnológico com qualidade equivalente a dos mercados mais exigentes do mundo.  

 

 

Agência Petrobrás

 

 

 

Compartilhar: