Assembleia

Petroleiros da sede Natal rejeitam proposta salarial da Petrobrás

Debate aconteceu na manhã desta terça-feira, 16, e confirmou Ato Público em defesa do Pré-sal na sexta

16 de September de 2014 às 14:00

Foto: Gilson Sá

Os petroleiros e petroleiras presentes à assembleia realizada na sede administrativa da Petrobrás, em Natal, nesta terça-feira, 16, rejeitaram a proposta salarial da Empresa. Com 56 votos pela rejeição e apenas uma abstenção, a decisão segue o indicativo do Conselho Deliberativo da FUP, que divulgou sua posição na última quinta-feira, 11, após reunião, no Rio de Janeiro.

Contrariando os 5,5% de ganho real reivindicado pelos petroleiros e ainda abaixo da média salarial conquistada pelas categorias que fecharam acordos no primeiro semestre, a Petrobrás ofereceu ganho entre 0,79% e 1%. Também propôs abono de uma RMNR integral ou R$ 7.200,00 (o que for maior) e reajuste de 10,22% no auxílio alimentação.

Outro forte motivo que sustenta a rejeição da proposta pela categoria é o fato de o documento não abranger a extensão dos níveis recebidos pelos trabalhadores da ativa em 2004, 2005 e 2006 para todos os assistidos do Plano Petros. A questão é uma das principais reivindicações da categoria.

Homenagem – Aproveitando a ocasião em que vários colegas se encontravam reunidos, a Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN fez uma breve homenagem, com uma calorosa salva de palmas, ao Engenheiro de Segurança do Trabalho, José Carlos de Andrade. O companheiro faleceu após sofrer um infarto fulminante, enquanto participava da Meia Maratona de Natal, realizada na manhã do último domingo, 14.

Pré-sal – Ao final da assembleia os presentes foram convocados a se fazerem presentes no Ato Público em Defesa do Pré-sal e da Petrobrás. O evento acontece na próxima sexta-feira, 19, a partir das 8h00, em frente à sede Natal. A exemplo do que aconteceu na última segunda-feira, 15, no Rio de Janeiro, a manifestação está sendo construída de forma unitária com ampla participação de centrais sindicais e movimentos sociais.

Veja, a seguir, o calendário de assembleias que ainda serão realizadas:

Hora

Lorena e Riacho da Forquilha

Alto do Rodrigues

Canto do Amaro

Base 34

Porto de Guamaré

Embarque Sondas

Polo Guamaré

UTE-JSP

Ato em defesa do Pré-sal e da Petrobrás

Sexta-feira (19/09), às 8h00