Reunidos em assembleias realizadas no período de 8 a 10 de outubro, trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás no RN acataram o indicativo sugerido pelo Conselho Deliberativo da FUP e aprovaram a mais recente contraproposta de renovação das cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pela Companhia. Nas consultas feitas no Polo Guamaré, Base34, Canto do Amaro, Estreito, S-7, Riacho da Forquilha, Lorena, Livramento, Transpetro Mossoró e Sede Natal, o indicativo obteve 71,4% de aceitação, 24% de votos contrários e as abstenções somaram 4,6%.

A proposição aprovada eleva o ganho real sobre os vencimentos e o valor do abono salarial, além de conquistar mais um extraturno (dobradinha) e avanços com relação ao pagamento das horas extras dos trabalhadores do regime administrativo que atuam nas paradas de manutenção e partidas das novas unidades. Segundo o Dieese, o reajuste significará um aumento efetivo na remuneração entre 7,51% e 8,2%, dependendo do número de anuênios que cada trabalhador ou trabalhadora receba, representando um ganho real sobre os vencimentos entre 2,16% e 2,77%.

Veja outros avanços da proposta…

Abono – o piso proposto para o abono passou de R$ 4 mil para R$ 7,2 mil, ou 1,05 da remuneração, o que for maior. Os trabalhadores receberão valores equivalentes aos que foram pagos no abono do ano passado, mesmo com a Petrobrás descontando o adiantamento feito na quitação da PLR 2011.

Extra Turno – a nova proposta garante o Extra Turno (dobradinha) de mais um feriado trabalhado: o dia 15 de novembro. Com isso, a categoria avança consideravelmente rumo à retomada integral desse direito, que foi usurpado no governo FHC.

Horas extras – pagamento a 100% das horas extras nas paradas de manutenção e partidas das novas unidades para os trabalhadores em regime administrativo. Além disso, será acrescido nessas horas extras o adicional noturno quando a atividade for realizada entre as 22h e 05h, e nos feriados, sábados e domingos.

Regramento das PLRs futuras – a Petrobrás reafirma o compromisso de buscar um entendimento, através da continuidade das negociações com as representações sindicais.

Dia parado na greve de 24 horas – o compromisso da Empresa é de que não haverá qualquer reflexo funcional do dia parado na greve de 24 horas do dia 26/09. O dia também poderá ser compensado pelo trabalhador.

Clique aqui  para ver a proposta aprovada na íntegra!