Cerca de sessenta pessoas se reuniram na manhã do último sábado para o I Encontro Estadual de Práticas de ESMS, que aconteceu no auditório do IFRN, localizado na Avenida Rio Branco, no Centro de Natal. O encontro contou com a presença de petroleiros do setor público e privado, além de representantes das CIPA’s e do setor de ESMS.

A Palestra sobre “Responsabilidade Civil e Criminal em Acidente de Trabalho” ocupou a maior parte do evento, levando à necessidade de convocar uma segunda fase para dar continuidade aos debates sobre a plataforma de ESMS. O documento foi entregue à Petrobrás quando da instalação Fórum Nacional, no dia 6 de setembro, no Rio de Janeiro. A segunda etapa do evento será realizada no dia 8/10 no mesmo local às 9h.

Os trabalhadores interessados em contribuir com o debate poderão inscrever- se desde já pela página do sindicato e, ainda, enviar suas propostas.

A segunda etapa do I Encontro de ESMS, contará com dois momentos. No primeiro, pela manhã, será dada continuidade às discussões sobre a política de ESMS, visando reunir todas as propostas e contribuições dos trabalhadores. O resultado do encontro será enviado em forma de relatório para o Fórum Nacional.

À tarde, será a vez dos petroleiros tratarem dos assuntos pertinentes a sua campanha reivindicatória. A idéia é organizar a categoria para a luta, e debater as formas e encaminhamentos necessários à vitória dos trabalhadores.

Campanha Reivindicatória

Nesta segunda e terça-feira, 26 e 27 de setembro, a FUP reúne-se com a Petrobrás para a segunda rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2011/2013, quando a Federação deverá cobrar uma contraproposta da empresa.

A primeira reunião aconteceu no dia 19 de setembro. Dois dias depois, petroleiros, bancários e trabalhadores dos correios reuniram-se em Ato em frente ao Edise, no Rio de Janeiro. Os trabalhadores cobraram respostas às reivindicações destas categorias, que também pediam mais segurança no ambiente de trabalho.