por Marcio DiasDiretor do SINDIPETRO-RN

O Banco Central comandado pelo bolsonarista Campos Neto e sua turma, age descaradamente para sabotar o Brasil dinamitando as finanças públicas através da taxa de juros mais alta do mundo.

Faz isso, também, para favorecer os gananciosos banqueiros que, sempre silentes, se enriquecem ganhando somas estrondosas de dinheiro por conta da dívida pública.

Enquanto isso, o Governo, sua base de apoio, empresários sérios que querem ganhar com a produção e trabalhadores, protestam e denunciam essa política escorchante.

A mídia golpista e pró-mercado, por sua vez, faz de conta que Campos Neto é presidente de um “BC independente” e precisa atuar para conter a inflação aumentando a Selic. Nesse sentido nós perguntamos: BC independente de quem e por quê? Dos banqueiros é que não é! Por causa da inflação muito menos.

Senão vejamos, no Brasil, o tal Copom se reuniu e, pela quinta vez, manteve a taxa básica de juros em 13,75 %, para uma inflação de 5,6%.

São 8,15% de juros reais, acima da inflação. Um absurdo se for comparado com os norte-americanos, quando índice foi menor.

Ainda sobre os EUA, onde o sistema tá indo a bancarrota e a inflação já é considerada “quase descontrolada” na faixa de 6,5%, o BC de lá, o Federal Reserve System – FED(Sistema de Reserva Federal), elevou a taxa básica de juros para o intervalo entre 4,75% e 5%. Isso representa até 1,5% de juros reais abaixo da inflação. Dá pra entender?

Nesta quinta-feira(23/03), após o anuncio de que o Copom havia mantido a Selic em 13,75%, a bolsa afundou e o clima de desânimo tomou conta da nação com as empresas e a população e, por incrível que pareça, com o mesmo sentimento de que o país poderá afundar no pântano da recessão e da depressão econômica, ceifando empresas e empregos com muita voracidade.

Então, diante dessa bomba atômica na economia, seria muito bom ver a mídia mercadológica fazer um debate sério sobre essa situação do que é mesmo e o porquê de um Banco Central independente.

Por fim, é preciso que o senado que nomeou essa trupe bolsonarista para comandar o “BC independente”, utilize da sua competência política para demitir e deter a sanha destrutiva desses aloprados que ameaça a economia do país e às condições de vida da imensa maioria do povo brasileiro.