por Márcio Dias – Diretor de Comunicação do SINDIPETRO-RN
———————–
“O povo pede à união de toda a classe política do RN para defender a permanência da Petrobras no nosso estado e garantir milhares de empregos de trabalhares e trabalhadoras que serão perdidos…”. – Eufrásio Paulino, diretor do SINDIPETRO-RN
——————————

No momento em que a gestão da Petrobrás anuncia que vai colocar a venda todos os seus ativos, a conclusão mais obvia é que, ao fim e ao cabo, a empresa vai abandonar o RN.

Neste sentido, entre tantas outras ações que o SINDIPETRO-RN já vem realizando desde 2010, a proposta para criação do Programa e do Conselho Estadual do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ganha relevância diante dessa situação.

A proposta, já foi debatida e aprovada em um seminário realizado pela diretoria do SINDIPETRO-RN e, também, na categoria petroleira que definiu as atribuições, ações paea acompanhar, de maneira consultiva e propositiva, a implementação da política do setor energético do petróleo pelo governo do estado a partir do funcionamento do Conselho.

São, também, elementos a serem considerados como de sua competência, o acompanhamento do cumprimento de metas e o cronograma, além de fomentar e articular ações nos diferentes níveis do governo, sociedade civil e, claro, na cadeia produtiva do setor petróleo e suas interseções.

Esses são alguns dos temas a serem debatidos e que, em ultima análise, são parte dos objetivos gerais do Programa e do Conselho do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do RN.

Portanto, o SINDIPETRO-RN vem reivindicar junto ao governo do estado, que já se mostrou sensivel ao nosso pleito, que envie o Projeto de Lei para que os parlamentares possam debater a proposta e apresentar sugestões visando o seu aperfeiçoamento, aprovacao e, após ser sancionada pela governadora, o seu funcionamento.

O SINDIPETRO-RN entende que todos os investimentos são muito benvindos para que possam somar, mas, em hipótese alguma podemos prescindir ou, simplesmente, aceitar que a Petrobrás pare de investir e abandone o nosso RN.

Por tudo o que essa empresa que é patrimônio do povo brasileiro já extraiu de riquezas do nosso subsolo e por tudo o que representa para a nossa história e economia, a Petrobrás fica, o RN e o povo potiguar merecem.