por Marcio Dias  – Diretor do SINDIPETRO-RN

O Ipec, antigo Ibope, divulgou nesta segunda-feira, pesquisa encomendada pela Globo, na qual Lula evolui para 52,7% dos votos validos e praticamente encaminha sua vitória no primeiro turno.

Apesar de toda euforia que os números podem provocar é preciso cautela para não cair na velha história do “já ganhou”.

Mas, é preciso que se diga que pelo andar da carruagem e, observando o comportamento dos atores envolvidos nessa batalha política em nosso país, – especialmente da mídia hegemônica – a tendência é Lula continuar subindo com o voto útil e a adesão dos indecisos e, por outro lado, o seu adversário continuar estável e até mesmo com possibilidade de queda.

Porém, confirmada a vitória de Lula no primeiro turno, a luta de classes em nosso país se apresentará numa situação que possibilitará condições políticas inéditas para todos os setores democráticos, nacionalistas e progressistas interessados na luta pela reconstrução do Brasil se unirem num grande mutirão nacional.

Por isso mesmo, os movimentos sociais, particularmente, o movimento sindical petroleiro, precisam reavaliar seu planejamento político estratégico porque a luta pela pauta do novo governo de reconstrução da dignidade e unidade nacional já começou.

Anote aí: com a vitória de
Lula no primeiro turno, finalmente, vamos derrotar o golpe e encerrar o maldito ano de 2016. Vamos juntos pelo Brasil conquistando cada voto até a vitória final. Viva a luta do povo brasileiro!