É com grande satisfação que a Diretoria do SINDIPETRO-RN saúda a decisão histórica do Conselho de Administração da Petrobrás, que autorizou o retorno da companhia à distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP). A deliberação representa uma conquista estratégica que atende uma demanda antiga do movimento sindical petroleiro, dos movimentos sociais e de defesa do consumidor, reforçando a segurança e a soberania energética do país.
A retirada da Petrobrás da atividade de distribuição, em especial com a venda da Liquigás e da BR Distribuidora, fragmentou a verticalização da empresa e rompeu uma histórica conexão com o consumidor final. Essa abertura de espaço para agentes privados, muitas vezes descolados dos interesses públicos, comprometeu a coordenação de políticas de preços justos, a competição saudável e a segurança energética de nossa população. A reversão dessa lógica, agora iniciada, vai na direção correta.
A retomada da distribuição de GLP representa um passo importante, mas deve significar o início de uma agenda mais ambiciosa de reconstrução da Petrobrás enquanto empresa integrada. Em nota publicada recentemente, a Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (ANAPETRO) salienta que é imperativo avançar para resgatar também a distribuição de combustíveis líquidos, recompor todos os elos da cadeia produtiva e restaurar o papel de referência que a estatal desempenhava.
Para a Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN esse movimento estratégico é condição essencial para dotar a Petrobrás de instrumentos sólidos de planejamento de longo prazo, reduzir a volatilidade de preços, fortalecer o mercado interno e preservar nossa soberania e segurança energética, sempre com responsabilidade social e sustentabilidade financeira.
O SINDIPETRO-RN também reconhece o papel determinante da conselheira eleita pelos trabalhadores, Rosângela Buzanelli, nessa vitória: sua proposta, aprovada por unanimidade, reacende uma Petrobrás com presença ativa e compromisso público. É sinal de que, com convicção e participação, é possível reconquistar rumos progressistas para a empresa e assegurar sua função social.
Reafirmamos, por fim, nossa concordância com o chamado da ANAPETRO por uma reverticalização plena da Petrobrás, que contemple todas as etapas da cadeia energética. A retomada da distribuição de GLP deve servir como base para um novo ciclo de fortalecimento da empresa, em benefício da população brasileira. Estamos prontos para contribuir ativamente nesse processo.
Natal/RN, 12 de agosto de 2025
Antônio Marcos Soares Brasil
Coordenador Geral do SINDIPETRO-RN
Diretoria COLEGIADA do SINDIPETRO-RN