Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, Brasília sediou a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM), que reuniu cerca de 4 mil participantes de todo o país. Representando o SINDIPETRO-RN, a diretora Fátima Viana esteve presente no evento, que marcou um momento histórico de retomada da democracia e de fortalecimento das lutas femininas.

Realizada dez anos após a 4ª edição, promovida ainda no governo da presidenta Dilma Rousseff, a conferência retorna após um longo hiato, reflexo dos anos de retrocesso político e social vividos no Brasil após o golpe de 2016, agravados pela pandemia e pelo avanço da extrema direita no poder.

A abertura, com o lema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, foi um ato de grande simbolismo político. Contou com a presença de todas as ministras do atual governo, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de lideranças populares de diferentes segmentos, reafirmando a pluralidade e a diversidade das mulheres brasileiras.

Durante três dias, as delegadas e convidadas construíram coletivamente as diretrizes para o novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, a partir de propostas oriundas das conferências estaduais, municipais, institucionais e das chamadas conferências livres.

Ao final, as participantes aprovaram resoluções que reafirmam o compromisso com a igualdade de gênero e com a defesa da democracia. Em posição firme, manifestaram-se contrárias à anistia de todos aqueles que atentaram contra as instituições democráticas do país.

Para a diretora do SINDIPETRO-RN, Fátima Viana, a realização da 5ª CNPM simboliza uma conquista coletiva:

“A realização desta conferência e a construção de um novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres são frutos da retomada da democracia e representam uma grande conquista para as mulheres e para a sociedade. A inclusão e a participação das mulheres por meio do acesso a direitos e às políticas públicas para garantir a autonomia econômica das mulheres fortalece a democracia e a soberania brasileiras”, destacou.

A presença da dirigente sindical na conferência reforça o compromisso do SINDIPETRO-RN com a luta das mulheres trabalhadoras e com a construção de um Brasil mais justo, democrático e igualitário.