No Nordeste, o São João é coisa séria, faz parte da cultura e da vida de todo nordestino. Mas por causa da pandemia da covid-19, a festa não pôde ser realizada em centenas de municípios da Bahia, Ceará, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Mas sempre se dá um jeito, o que não dá é ficar sem a sanfona, a zabumba, o triângulo e as histórias e tradições da festa de São João. Por isso, os petroleiros do Nordeste se organizaram para fazer o 1° São João Virtual Petroleiro.
O evento, que acontece nesse sábado (27), a partir das 17h, será transmitido ao vivo pelo facebook no canal Debate Petroleiro (@fb.me/DebatePetroleiro) e pelas fanpages dos Sindipetros do Rio Grande do Norte, Bahia, Alagoas/Sergipe, Pernambuco/Paraíba e Ceará/Piaui.
O arraiá vai contar com um DJ petroleiro, nosso colega DJ Jada, que fará um set de remixes de músicas juninas. Os coordenadores dos Sindipetros também vão participar da programação, falando sobre as expectativas do evento para a luta do Nordeste.
Vai ter também o “História Junina”, um quadro onde os petroleiros e petroleiras vão contar, através de vídeo gravado que será transmitido, uma história junina do seu estado.
Dentro da programação haverá ainda o “Debatinho”, uma live com crianças contando como é o São João na sua cidade, do que mais gostam de fazer ou de comer na festa junina – ficar em volta da fogueira, soltar fogos, assar um milho ou comer amendoim e canjica. Cada Sindipetro indicará uma criança para fazer esse relato.
Mas em um “arraiá” dos bons não pode faltar Música. E essa será uma das principais atrações. Teremos participações de músicos dos diversos estados do nordeste.
Por fim, teremos o Mural Junino, espaço reservado para petroleiras e petroleiros de todo país. Quer aparecer no Mural Junino? Basta enviar fotos e vídeos com o nome d@ petroleiro e o estado, de qualquer ano, para o e-mail [email protected] com cenário junino, fantasiadas ou apenas mostrando mesas de iguarias, licores, pratos, fogueiras, etc. Elas serão mostradas durante a programação.

O 1° São João Virtual Petroleiro será encerrado com duas atrações musicais ao vivo. Vai ser bom demais.