A reunião aconteceu na Base da 3R Petroleum no Alto do Rodrigues nesta quarta-feira, 27/9, às 9h30 e contou com a participação do diretor do SINDIPETRO-RN Marcio Dias e de toda a equipe dos Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos (SPIE) liderada pelo gerente Nedo de Oliveira.

O evento é parte do processo de Auditoria Externa que será realizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP) no mês de outubro deste ano, para analisar as condições do SPIE com base nos critérios estabelecidos pela Norma Regulamentadora 13 (NR-13) visando a certificação da atividade.

Na oportunidade, o diretor do SINDIPETRO-RN Márcio Dias apresentou à 3R um questionário contendo perguntas relacionadas ao SPIE que foi prontamente acolhido pela gerência da atividade e respondido por todos os inspetores de equipamentos e pessoal de apoio presentes.

Após a apresentação e preenchimento dos questionários, a gerência ressaltou a importância da reunião e convidou o SINDIPETRO-RN para participar de todas as etapas da Auditoria que será realizada em outubro.

O que é a Norma Regulamentadora 13 (NR 13)?

É a norma que determina os requisitos mínimos para a gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação ligados à operação, inspeção, instalação e manutenção. Além disso, a 3R incorporou na sua avaliação a auditoria sobre os sistemas de Proteção Catódica.

O que são os Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos (SPIE)?

É uma atividade certificada mantida pelas empresas para avaliar a vida residual dos equipamentos e fornecer subsídios para o planejamento da inspeção, operação e manutenção, identificando os equipamentos avaliados, o método utilizado e a frequência da avaliação com base nos requisitos definidos pela Norma Regulamentadora NR 13.

O SPIE deve ser considerado como prioridade máxima

O SINDIPETRO-RN considera de extrema importância da inspeção de equipamentos e instalações e o processo de certificação do SPIE e, dessa maneira, conclama toda a categoria petroleira a se inteirar cada vez mais sobre essa importante atividade que diz respeito às condições de segurança dos trabalhadores e da comunidades, equipamentos, instalações e meio ambiente.