Foto: Deivson Mendes

O esporte no Brasil é um mecanismo de educação e auxilia na diminuição de diferenças e desigualdades sociais. No beach tennis essa realidade não é diferente. Um dos esportes que mais cresce no país e que virou febre no Rio Grande do Norte aproxima mundos através de projetos sociais como o Transformando Através do Beach Tennis(TABT) da praia de Miami no bairro Mãe Luiza em Natal.

O projeto não tem fins lucrativos e conta com o apoio de empresas parceiras para ajudar na estrutura física das aulas. Há dois meses o SINDIPETRO-RN colabora com a ação que tem o objetivo de ajudar crianças e adolescentes em vulnerabilidade social a ter uma vida melhor pelo esporte.

O TABT foi idealizado por dois professores voluntários, Mackson Da Silva Fonseca(37) e Frank da Silva Soares(43), que buscam proporcionar aprendizado do Beach Tennis para crianças e adolescentes carentes da cidade. Escolas particulares de Natal cobram em média R$ 200,00 mensais por alunos, mas no projeto as aulas são gratuitas.

“Aqui, além do esporte, nós ensinamos a prática do respeito, da disciplina, dos valores de uma vida saudável e sobretudo, do espírito de equipe”, explicou Mackson que durante a semana se divide entre o trabalho como vigilante e as aulas na faculdade de educação física.

As aulas pelo TABT começaram em julho deste ano com 30 beneficiados, hoje já são 57, entre eles Abraão da Silva Laurentino, de 21 anos. O estudante do terceiro ano do ensino médio viu no beach tênis uma forma de praticar atividade física e de lazer. “Aqui a gente se diverte pra caramba! Nos exercícios aprendemos como usar a raquete, correr, jogar em equipe, além de melhorar o condicionamento físico”, explicou.

A mesma sensação é compartilhada por Andrea Silva, de 48 anos, que participa das aulas com seu filho, Marcio Roberto, de 10 anos. “Participamos das aulas há quase dois meses, e já conseguimos ver resultados na resistência física, concentração e na perda peso, aqui é quase um funcional na areia”, relata a ex operadora de telemarketing.

Para o Coordenador Geral do SINDIPETRO-RN, Ivis Corsino, esse tipo de iniciativa é louvável pois promove lazer e qualidade de vida para várias pessoas da comunidade.

“Compreendemos o papel da nossa entidade sindical no combate às desigualdades sociais, e por isso, acreditamos em projetos como esse na transformação de vidas”, destacou.

Para o também dirigente sindical, Marcos Brasil, o projeto é uma contrapartida do sindicato para ajudar pessoas em vulnerabilidade social. “O esporte dá muitas oportunidades, ajuda a tirar as crianças das ruas e a afastar das drogas”, ressaltou o diretor.

Doação

Durante a produção desta matéria o projeto recebeu uma doação de 30 bolas de beach tênis do ex-jogador de futebol e educador físico, Fábio Potiguar, de 38 anos. O jogador é um dos parceiros do projeto desde o seu início na praia de Miami.

Transformando Através do Beach Tennis(TABT)

Praia de Miami – Natal/RN

Aulas: Quarta e Sexta/ Terça e Quinta (em semanas alternadas pela tarde o projeto é gratuito). No período da manhã as aulas são pagas, sendo R$ 50,00 o valor da inscrição e R$ 50,00 a mensalidade.

Quem pode participar TABT? Preferência para crianças entre 7 a 13 anos, adolescentes entre 14 e 18 anos. Adultos também são bem-vindos, mas com a prerrogativa de também trazer uma criança ou adolescente para participar da ação, conforme disponibilidade da estrutura das aulas. As raquetes, redes e bolas são disponibilizadas pelos organizadores durante os treinos.

Inscrições gratuitas no local das aulas. Apresentar RG e comprovante de residência.

Mais informações: Para mais informações sobre o projeto e de como se tornar uma empresa parceira da TABT, entre em contato pelos números: (84) 988660648 (falar com Makson) ou (84) 988110642(Falar com Frank).