O programa contou com a participação especial da petroleira eleita ao Conselho de Administração da Petrobrás, Rosangela Buzanelli

A edição do Café Sindical desta sexta, 25 de fevereiro, foi em homenagem aos 90 anos do primeiro voto feminino no Brasil. Instituído por meio de decreto pelo então presidente Getúlio Vargas, o Código Eleitoral de 1932 passou a assegurar o direito das mulheres ao voto e, em 1934, ele passou a ser previsto na Constituição Federal. A primeira a exercer esse direito foi a professora potiguar, Celina Guimarães.

Claudio Nunes, petroleiro e colunista do nosso Café Sindical destacou a importância desta conquista para todas as mulheres brasileiras e lamentou sobre os desafios que as companheiras ainda enfrentam na política.  “O machismo estrutural do nosso país ainda cria bloqueios para que as mulheres possam acessar realmente o parlamento e o poder executivo do nosso país, mas graças a Deus elas estão sendo ousadas, assim como a Rosangela Buzanelli está sendo lá no Conselho de Administração da Petrobrás”, destacou.

À Rosangela também participou do programa e falou sobre o seu voto contrário no C.A que aprovou a autorização da assinatura da venda do Polo Norte Capixaba. “Eu, mais uma vez, votei contra. Esse polo é um ativo lucrativo, resiliente aos preços do petróleo e que, nas mãos da Petrobrás, tem desenvolvido um importante papel no estado do Espírito Santo”, destacou a conselheira.

O Polo Norte Capixaba é composto por quatros campos terrestres, com instalações integradas: Cancã, Fazenda Alegre, Fazenda São Rafael e Fazenda Santa Luzia. A Petrobrás é operadora única, com 100% de participação. Em 2021, a produção média desses campos foi de, aproximadamente, 6,5 mil barris de óleo por dia (bpd) e 53,3 mil m3/dia de gás natural.

A privatização dos ativos da Petrobrás tem gerado graves prejuízos ao nosso país e, recentemente, o Espírito Santo foi vítima desses efeitos nefastos. Um acidente ambiental evitável, cuja empresa responsável demonstrou total descaso e despreparo para as medidas de enfrentamento e remediação.

O programa Café Sindical é transmitido toda sexta-feira, às 7 horas, pela TV SINDIPETRO-RN no Youtube e pela página do sindicato no Facebook. O nosso matutino conta com a mediação do jornalista, Artur Varela, e dos colunistas e dirigentes sindicais: Márcio Dias, Claudio Nunes, Orildo Lima e do psicólogo, João Argólo.

Você pode assistir a edição completa desta sexta(25/02) no link abaixo: