Na última sexta-feira, dia 13 de janeiro, a CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico) esteve no Rio Grande do Norte reunindo representantes de sindicatos do ramo químico do Nordeste a fim de esclarecer e conscientizar as entidades acerca do papel político desta confederação no encaminhamento das questões trabalhistas na região. O evento aconteceu no Hotel Maine, em Natal, e contou com o apoio logístico do SINDIPETRO-RN.

Questões referentes à filiação, conduta ética e apoio aos sindicatos foram debatidas, tirando as dúvidas dos presentes. Também foi esclarecida pelo representante da Confederação, Sérgio Luiz Leite, a importância do imposto sindical, tal como sua essencialidade à sobrevivência da Confederação, que conta com escritórios em Brasília, Guarulhos, Minas Gerais e São Paulo.

Foi enfatizado o empenho da Confederação em fortalecer a luta de classe, buscando a unidade nas causas trabalhistas e reivindicando os direitos dos trabalhadores não mais individualmente, mas como um conjunto conciso que de fato os trabalhadores junto às entidades representativas compõem.

Presentes à reunião, além dos diretores do SINDIPETRO-RN, José Araújo e Divanilton Pereira, o representante da CNTQ, Sérgio Luiz Leite, o presidente da CTB-RN, Moacyr Soares, o presidente do Stipapel-PR, Agenor de Oliveira; o delegado federativo da STIQFEPAR (Sindicato das Industrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná), Francisco Rodrigues; o Diretor do SINDBorracha-BA, Florisvaldo S. Campos e representante do Sindicato dos Químicos da Bahia, Iglesias Cabalero.