Ampliar o processo de elaboração democrática das pautas reivindicatórias para reforçar a unidade de ação da categoria petroleira nas lutas por melhores condições de trabalho e salários. Este foi o principal objetivo da Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN ao diversificar os instrumentos de divulgação e colaboração com o 30º Congresso Estadual dos Petroleiros e Petroleiras do Rio Grande do Norte – CEPETRO-RN.

Realizado no último dia 16 de maio, no auditório do Parque da Cidade, em Natal, o evento foi considerado vitorioso, sendo um dos mais concorridos dos últimos cinco anos, com mais de uma centena de delegados e delegadas participantes, oriundos de empresas dos setores público e privado, além de aposentados, aposentadas e pensionistas. As contribuições, porém, não se restringiram aos que estiveram fisicamente presentes.

Além de usar as mídias tradicionais, o Sindicato procurou ampliar a interlocução com a categoria por meio das redes sociais e disponibilizou uma plataforma específica no sítio da entidade, na qual os trabalhadores e trabalhadoras puderam contribuir no debate com diversas proposições.

Apresentadas durante o evento, as contribuições versaram sobre AMS; benefício-farmácia; benefício-educação; níveis; regimes de trabalho; CIPAs; investimentos nas áreas terrestres de produção; entre outros temas. A Diretoria do SINDIPETRO-RN, entretanto, ainda definirá as prioridades.

Palestras – Ministradas pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN) e pelo diretor do SINDIPETRO-RN e secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, as palestras constantes da programação do 30º CEPETRO-RN também representaram um dos pontos altos do evento.

As intervenções trataram da relação existente entre as disputas geopolíticas em escala mundial e as ameaças de extinção do regime de partilha na exploração do pré-sal; da exigência de conteúdo local na aquisição de equipamentos e serviços, assim como, do esfacelamento e da privatização da Petrobrás.

A atividade teve por objetivo ampliar o nível de informação e de esclarecimento dos trabalhadores para que a categoria petroleira seja mais capaz de se posicionar corretamente nas batalhas em defesa de desenvolvimento com soberania e justiça social.

A Diretoria do SINDIPETRO-RN parabeniza a todos que contribuíram com a realização do 30º CEPETRO-RN, com a expectativa de que a disposição manifestada já se reflita no próximo dia 29 de maio, Dia Nacional de Paralisação e Manifestações. Nesta data, os petroleiros estão sendo chamados a paralisar as atividades por 24 horas, rumo à greve geral contra o PL 4330, as Medidas Provisórias 664 e 665, e o ajuste fiscal.