Em reunião online realizada nesta terça-feira, 09, via Google Meet, a diretoria do SINDIPETRO-RN firmou uma parceria com a Prefeitura de Guamaré para realizar medidas de prevenção contra a COVID-19 no Polo de Guamaré. O debate contou com a participação dos dirigentes sindicais, Allan David, José Araújo, Márcio Dias, Pedro Idalino, Francisco Amaral(Campina), Rafael Matos e o Coordenador da Atenção Básica de Guamaré, Jarbas Paiva.

No início da reunião o diretor José Araújo fez um relato sobre o descaso da Petrobrás no combate ao coronavírus nas áreas da Estatal. “A Petrobrás vem sonegando informações ao Sindicato sobre as políticas de prevenção e higienização nas áreas da empresa, hoje são 200 pessoas embarcadas no Polo Guamaré, dentro de um regime de trabalho de 21×21 dias, aos quais não temos informação se estão sendo testados”.

Cerca de 60% dos trabalhadores tem residência na região, nas cidades de Macau, Pendências, Alto do Rodrigues, Guamaré, Baixa do Meio e outras comunidades. “A Empresa diz que está fazendo o monitoramento da saída e entrada desses trabalhadores, mas não fornece transparência em medidas de segurança ao Sindicato e nem aos munícipios, colocando em risco a vida dos funcionários e seus familiares”, explica Araújo.

O dirigente ainda alerta que do dia 1º de junho ao dia sete, o Sindicato tinha conhecimento de apenas um caso de contaminação no Polo, mas agora esse número subiu para 20. Um crescimento vertiginoso e ascendente de casos sem qualquer tipo de monitoramento.

O Coordenador do SINDIPETRO-RN em exercício, Rafael Matos, informou que o Sindicato tem feito diversas notificações à Petrobrás cobrando medidas de segurança e higienização nas áreas. Ações jurídicas também já foram aplicadas, além de outras que também estão em andamento.

Outra preocupação do Coordenador, é o possível retorno do trabalho presencial dos trabalhadores que estão atuando em home office. A Petrobrás já emitiu comunicados informando do retorno das atividades em duas fases que serão coordenadas pela Estrutura Organizacional de Resposta (EOR) e GT Teletrabalho. De acordo com Rafael a decisão antecipada pode causar aumento nos casos de infectados nas bases, visto que ainda não atingimos o pico da pandemia.

A partir do que foi informado, o Coordenador da Atenção Básica de Guamaré, Jarbas Paiva, informou que a cidade decretou lockdown no último dia 8. “A iniciativa foi necessária devido o aumento no número de casos no município e a necessidade de medidas mais radicais no sentido de frear o número de infectados, fazendo reduzir a curva evolutiva da contaminação na cidade”, explica o coordenador.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Guamaré, foram contabilizados 31 casos suspeitos, 154 casos descartados e 122 confirmados.

Para evitar que os números de contaminação cresçam em áreas da Petrobrás o sindicato e a prefeitura de Guamaré articulam ações jurídicas e de desinfecção no processo de desembarque dos trabalhadores do Polo. A próxima reunião para definir os detalhes das ações será na próxima terça-feira, 16.

A diretoria do SINDIPETRO-RN informa que essa mesma articulação também será feita nas prefeituras de Macau, Pendências e Alto do Rodrigues.