Exaustos de consecutivas falsas promessas para restabelecer salários e direitos trabalhistas atrasados, trabalhadores da Elfe do RN reunidos em assembleia deliberativa virtual realizada na segunda, 09, aprovam greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada pela maioria e atinge contratos das bases marítimas e terrestres nas cidades de Mossoró, Assú, Caraúbas e Guamaré.

A deflagração do movimento paredista ocorre depois que a direção da Elfe não cumpriu mais uma vez com acordo firmado entre empresa e SINDIPETRO-RN no último sábado, 07, em que se comprometeu em pagar 100% dos salários de todos os contratos da base potiguar nesta segunda, até às 20 horas.

De acordo com os trabalhadores apenas algumas pessoas receberam cerca de 30% dos salários em suas contas bancárias. O que vai de encontro com prometido pela empresa.

Mas a insatisfação dos trabalhadores não para nos salários. A categoria questiona o constante atraso no pagamento do ticket alimentação, pensões judiciais, férias, rescisões, horas extras, reembolso de diárias de hotéis e depósito do FGTS. Os trabalhadores também denunciam a precariedade dos Equipamentos de Proteção Individual(EPIs) fornecidos pela empresa, o que compromete a integridade e saúde dos profissionais.

O Coordenador do SINDIPETRO-RN, Ivis Corsino, destacou que a decisão da assembleia é soberana e que a partir desta terça, 10, serão realizadas atividades da greve, bem como as medidas jurídicas junto à Petrobras e Ministério Público do Trabalho.

Nesta terça, 10, a direção do sindicato esteve nas bases do Canto do Amaro, Fazenda Belém e Usina Termelétrica do Vale do Açu para organizar a greve junto com os trabalhadores e assegurar o contingente mínimo nas atividades da empresa. Com a mesma finalidade, também foi realizada uma assembleia virtual com trabalhadores que atuam no mar nas bases do RN e CE.